"Bíblia" é uma palavra de origem grega e significa "livros". É o plural da palavra "biblon" (βιβλίον -> βιβλία). Em grego as palavras são declinadas e cada caso tem sua própria terminação; "bíblia" é o nominativo plural.

A origem da palavra certamente tem a ver com a cidade de Biblos, um porto que fica a poucos quilômetros de Beirute, que exportava, na antiguidade, para a Grécia, o papiro, chamado naquela época de bublos, pelos gregos.

É dessa palavra, por exemplo, que vem o termo "biblioteca". A Bíblia (livros) também é um tipo de biblioteca. São 73 livros; 66 na bíblia dos Protestantes/Evangélicos. Recolhe obras inspiradas, que revelam a vontade divina, escritas num período de cerca de 1000 anos. É fruto de mãos diferentes; vários autores escreveram as obras que ela contém. Não é fácil dizer quem foi cada um dos autores e também não há um registro claro de quando cada obra foi escrita. Os livros bíblicos são vida, resultado de uma caminhada de fé e não fruto de um escritor que se pôs numa mesa, com caneta e papel, para escrever um romance. Por isso não é fácil dar detalhes a respeito de data e autor de cada livro.