Olá Nilton de Sarandi / RS!

Trabalhei em diversos cursos sobre a figura de João Batista, mas em nenhum deles houve uma preocupação em mostrar que João Batista, tivesse sido Batizado. Lendo novamente este material e fazendo pesquisas, encontrei isto que argumentas em tua pergunta. Não existe nenhum texto Bíblico que fale a respeito deste assunto. Assim ficamos sem provas contundentes sobre o batismo de João Batista.. Alguns pontos que encontrei e que merecem consideração.

- O Batismo dos prosélitos no Judaísmo.

No Judaísmo antes do tempo de Jesus era praticado a cerimônia do Batismo para aceitar os prosélitos dentro do Judaísmo. Entretanto como João Batista não era prosélito não passou por esta cerimônia religiosa.

- João Batista foi batizado pelos Essênios?

 Os essênios, grupo dissidente de Judeus, se retiraram para o deserto, pois julgavam que não podiam mais rezar e oferecer sacrifícios no Templo de Jerusalém, pois estava de sacralizado devido às atitudes de seus sacerdotes e o envolvimento com o Império Romano. A figura da águia, símbolo do Império Romano, colocada na entrada do Templo era sinal desta profanação. Os essênios ligados as purificações rituais, e vivendo no deserto de Judá, nas cercanias do Mar Morto, tinham a pratica do batismo como cerimônia religiosa de purificação. Alguns chegam até afirmar que João Batista foi um essênio e que ali havia praticado este ritual do Batismo. Ma olhando o movimento de João Batista este era totalmente contrario aos essênios, alem do ritual de purificação da água que utilizava, João Batista exigia a conversão. O Movimento popular de João batista era de contestação. Este é o ponto contraditório. Portanto a afirmação do Batismo de João pelos essênios carece de provas escriturísticas. Não existe apoio nenhum da sagrada escritura.

Concluindo:

A instituição do Batismo como requisito a pertença e a prática da religião Cristã foi estabelecida por Jesus mesmo depois de João Batista (Mt 28,19). Portanto, não podemos, categoricamente, afirmar se João Batista foi batizado ou não, ou por quem teria sido batizado. Permanece a dúvida, mas os indícios bíblicos são evidentes de que ele não foi batizado.

Consulta:

CEBI, Introdução Geral aos Evangelhos, Evangelho de Marcos e Mateus, Roteiros para Reflexão VII, Cebi São Leopoldo, 1998, pág.17-18.