Olá Raquel de Teresina / PI!

A história de Saul, Davi e os Gibeonitas é rico em ensinamentos. Ela nos lembra não só de que o pecado precisa ser expiado pelo derramamento de sangue (no Antigo Testamento), (caso da morte por enforcamento dos 7 inocentes), mas também de que, um dia, ele terá de ser pago, foi feita uma aliança, um pacto de compromissos embora já passados 400 anos, mas que não foram esquecidos por Deus. Ele esperou até depois da morte de Saul e seus filhos para causar a fome em Israel, entretanto a lição indicada por Deus é impressionante esse pecado não tenha sido esquecido. Deus seguindo seus procedimentos cuidou desse pecado, como Ele sempre cuidou de todos os pecados da humanidade. Algumas pessoas querem minimizar a ação divina e passam a pensar que Deus não lida imediatamente com a situação do pecado. Boa parte das pessoas não conseguem compreender que a demora de Deus é uma manifestação da Sua graça, bondade, bem querer e não uma garantia para os homens pecarem sem medo do julgamento. Imaginando que Deus tenha se esquecido por completo.

A atitude dos Gibeonitas prenuncia a graça salvadora de Deus concedida aos gentios (os que ainda não conhecem Deus) como parte do Seu plano eterno de salvação. Os Gibeonitas, como conhecemos eram pecadores, merecedores da ira de Deus. Um erro de estratégia, ou de arrogância de Israel (para não dizer pecado) induziu a Israel fazer aliança com os Gibeonitas. Esses gentios os Gibeonitas que estavam longe de Deus foram salvos por causa da fraqueza de Israel. Portanto por motivo deste erro e por uma falha de Israel os Gibeonitas ganharam gratuitamente as graças divinas e a salvação divina. Entretanto o maravilhoso desta narrativa de 2 Samuel 21 é mostrar que por meio deste povo agora Israel gozará novamente das bênçãos de Deus. Uma vez que os Israelitas souberam que foram enganados pelos Gibeonitas e por causada aliança não podiam matá-los eles os “amaldiçoaram”, tornando-os seus escravos, fazendo com que fossem cortadores de lenha e tiradores de água, para o Templo.

Entretanto contrariando a lógica da história de uma maldição passou ser para Eles uma grande bênção. Os gibeonitas foram privilegiados em ter parte na adoração do povo de Deus, cortando lenha para o altar e tirando água para o tabernáculo. Não é de admirar que eles, quatrocentos anos mais tarde, tenham uma percepção espiritual tão grande da vontade de Deus, de certo e errado, de expiação e justiça

Concluindo:

A narrativa do capitulo 21 de 2 Samuel é longa e os comentários são muitos, entretanto uma verdade o texto bíblico nos afirma que Deus responde a oração. Neste caso, o autor do texto de 2 Samuel ressalta o fato de que Deus retira a fome dentre o seu povo porque atende suas orações. E a escuta da oração do povo por parte de Deus é porque o pecado que as impedia foi expiado.

Precisamos entender bem esse ponto que o autor procura ressaltar e que a compreensão é importante:

O pecado atrapalha as nossas orações, mas quando ele é tratado, Deus atende a nossa súplica. Jamais devemos subestimar a importância da oração. Deus está sempre atento!