Olá Sérgio do Recife, PE!

A pergunta que fazes se refere à substituição de Judas. Chega o momento em que Pedro se refere a morte por enforcamento de Judas existindo a necessidade de colocar outro em seu lugar. O escolhido seria entre aqueles que acompanhavam Jesus, tinham profundo conhecimento de seus ensinamentos e pudessem junto com o grupo dos discípulos de Jesus tornar-se testemunhas de sua ressurreição. Foram apresentados dois nomes: José e Matias. Como foi o processo de escolha no novo integrante do grupo dos discípulos? Os comentaristas deste episódio retratam a forma como forma escolhidos “tiraram sortes” como uma pratica arcaica muito antiga, usada pelos judeus na escolha de suas lideranças. Vejamos este texto do Antigo Testamento primeiro livro de Samuel 14,41:

“Saul e Jônatas foram apontados, e o povo ficou liv RO. Saul disse: “Lançai a sorte entre mim e o meu filho Jônatas”, e Jônatas foi apontado”. (1 Samuel, 14,41)

Bíblia de Jerusalém. Ainda em Lucas 1,9, falando da escala de serviços no Templo de Jerusalém:

“9coube-lhe por sorte, conforme o costume sacerdotal, entrar no Santuário do Senhor para oferecer incenso”. (Lucas 1,9) Bíblia de Jerusalém.

Nota: Eram colocados nomes dos sacerdotes em tabuinhas dentro de um vaso de argila. Se agitava o vaso e se retira um nome. Este sacerdote era do escolhido para aquele turno do serviço sacerdotal no Templo.

Entretanto este arcaico costume de escolha através de sorte logo cederá lugar na comunidade primitiva a um outro processo menos mecânico.