Baal é o deus principal do mundo fenício e, no Antigo Testamento, esse nome está intimamente ligado ao povo cananeu, o povo que morava principalmente na região costeira quando Israel conquistou a terra prometida. Era um substantivo que indicava simplesmente "deus". Na Bíblia, do ponto de vista dos hebreus, torna-se o símbolo da idolatria dos seguidores de Yahweh para com os falsos deuses:

Deixaram o SENHOR e serviram a Baal e a Astarote (Juízes 2,13).

 

Enjoelhar-se diante dos deuses

A questão que você põe está intimamente ligada ao verbo hebraico usado para "adorar" (shahah). Literalmente significa "inclinar-se diante de". É um verbo usado seja para exprimir o gesto que faz um súdito diante de um monarca, seja para exprimir a ação de um servidor de um Deus. Não significa literalmente "enjoelhar-se", mas "inclinar-se" e muitas traduções usam, em português, a palavra "adorar". Assim acontece, por exemplo, nessas duas passagens onde há uma explícita menção à adoração de Baal:

1Reis 16,31: Como se fora coisa de somenos andar ele nos pecados de Jeroboão, filho de Nebate, tomou por mulher a Jezabel, filha de Etbaal, rei dos sidônios; e foi, e serviu a Baal, e o adorou.

1Reis 22,54: Ele serviu a Baal, e o adorou, e provocou à ira ao SENHOR, Deus de Israel, segundo tudo quanto fizera seu pai.

Há outros casos onde se usa um outro verbo, que comumente se traduz "ajoelhar-se". Esse verbo hebraico é SaGaD:

Isaías 44,15: Tais árvores servem ao homem para queimar; com parte de sua madeira se aquenta e coze o pão; e também faz um deus e se prostra diante dele, esculpe uma imagem e se ajoelha diante dela.

Mas também Salomão, na Assembleia, se ajoelha (BaRaQ), como podemos ver em 2Crônicas 6,13:

Porque Salomão tinha feito uma tribuna de bronze, de cinco côvados de comprimento, cinco de largura e três de altura, e a pusera no meio do pátio; pôs-se em pé sobre ela, ajoelhou-se em presença de toda a congregação de Israel, estendeu as mãos para o céu.

E também o Salmo 95,6 nos convida a nos ajoelhar, usando o mesmo verbo de Crônicas:

Vinde, adoremos e prostremo-nos; ajoelhemos diante do SENHOR, que nos criou.

No Novo Testamento a ação de inclinar-se, de ajoelhar-se referida a Deus é muito comum:

Atos dos Apóstolos 21,5: Passados aqueles dias, tendo-nos retirado, prosseguimos viagem, acompanhados por todos, cada um com sua mulher e filhos, até fora da cidade; ajoelhados na praia, oramos.

Marcos10,17: E, pondo-se Jesus a caminho, correu um homem ao seu encontro e, ajoelhando-se, perguntou-lhe: Bom Mestre, que farei para herdar a vida eterna?

Atos dos Apóstolos 20,36: Tendo dito estas coisas, ajoelhando-se, orou com todos eles.

 

Conclusão

A ação de ajoelhar-se denota uma atitude de submissão e de fé. Ela não é exclusivamente feita diante de uma pessoa, nem diante de um deus particular, mas é a expressão humana comum em todas as situações de reverência. Por isso, é provável que o povo hebreu, nos momentos de traíção, "se inclinou" diante de Baal. Mas "se inclinou" também diante do Senhor e os primeiros cristãos "se inclinaram" principalmente diante de Jesus.