Olá João Maurício de Souza, Várzea Paulista / SP!

O episódio do sepulcro vazio narrado nos evangelhos, a primeira impressão que se apresenta, é que o túmulo não tinha sido violado e o corpo de Jesus roubado, como queriam os romanos que fosse divulgado. A disposição das faixas de linho no chão e o sudário que cobria a cabeça de Jesus estavam enrolados em ouro lugar mostram que o corpo de Jesus não foi levado embora e roubado, pois a disposição do material que envolvia estariam com outra disposição em desordem, pela presa que os ladrões teriam em sair do túmulo ou mesmo teriam levado junto.

O que dizem os comentários deste episódio.

Lendo a literatura sobre o acontecido, encontramos está explicação, que parece a mais racional possível. O que Pedro viu realmente quando entrou no túmulo é de difícil saber. As faixas de linho, segundo João escreveu, são as que tinham envolvido o corpo de Jesus.

Nota: Na Palestina de Jesus o Judaísmo não tinha o costume de embalsamar os corpos, como eram feito no vizinho Egito. São concepções diversas de vida após a morte.

O sudário que João fala, é uma espécie de lenço que enrolou a cabeça de Jesus. João faz uma descrição desta ambientação, com precisão, detalhada e que conduz aos leitores do episódio a uma meditação sobre o acontecido. Tudo indica que os panos que envolveram o corpo de Jesus, agora estão ali dispostos em ordem sem confusão, sem intenção de roubo do corpo. Este aspecto encontrado no túmulo, não vai ao encontro daquilo que Maria Madalena (Jo 20,13-15), imaginava o furto do cadáver, mas sugere a idéia de reesurreição. Que de fato é o mais importante.

Concluindo o episódio do túmulo vazio.

Esta disposição encontrada no sepulcro com as vestes que envolveram o corpo de Jesus nos falam de sua ressurreição, que passa desde momento em diante ser o acontecimento mais importante. Jesus está vivo, está no meio de nós.

Material de consulta:

NICCACCI, ALVIERO - BATTAGLIA, O Evangelho da Verdade. Segundo João, vol. 5, Vozes, Petrópolis, 1973, pág. 214.

KONINGS, JOHAN, Encontro com o quarto evangelho, PUC/RS, coleção subsídios, Porto Alegre, 1973, pág. 64ss.

JUAN LEAL, PARAMO, SEVERIANO DEL, ALONSO JOSE, La Sagrada Escritura Nuevo Testamento I, Evangelhos, BAC, Madrid, 1964, pág. 1088ss