Olá Jackson Ramos de São Paulo/ SP!

Embora já foi respondida a pergunta indicando que não existe algum texto bíblico que fale da morte de Isaias, a busca por uma resposta continua. Os livros apócrifos nos indicam algo.

O que os apócrifos nos falam da morte de Isaias?

Ainda preciso de confirmação neste livro apócrifo a “vida dos Profetas”, escrito no século I d.C, de autor anônimo judeu, que vivia na Palestina afirmando que o profeta Isaías prisioneiro do Rei Manasses, sucessor de Ezequias, um dos piores reis de Judá, totalmente aliado a política da Assíria, ao norte de Israel, condenou Isaías a morte, de forma inglória: foi serrado ao meio.

As dúvidas sobre a forma de morte de Isaías?

Como o texto bíblico não fala da morte do profeta Isaías, a pergunta esta sem resposta. Muitos estudiosos tentaram nas biografias de Isaías, narrarem à morte de Isaías. Mas devido à falta de provas, ainda permanece mais para o mundo da imaginação do que a realidade dos fatos.

Da morte de Isaías é esta informação que possuímos, sem registros bíblicos, passa a ser uma informação escrita transmitida por um literato hebreu.

Quanto à forma da "morte" não encontramos registros, e mais uma vez, encontramos esta informação na tradição rabínica, o informante coloca os detalhes da morte que teriam colocado o profeta Isaías dentro de um tronco de árvore e serrado ao meio. Entretanto, estas tradições narrativas tendem a não ser dignas de confiança.

As pesquisas continuam...

Aquilo que a literatura apócrifa apresenta no livro do século I d.C., “Vidas dos Profetas”, escrito por um anônimo judeu da Palestina, estou ainda pesquisando, não localizando nas biblioteca visitadas. Espero encontrar uma resposta mais aproximada da verdade.

Locais consultados e acessados em 19.06.2014:

Fonte: http://www.airtonjo.com/faq_isaias.htm#

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Isa%C3%ADas