Trabalhos do Curso de Especialização Estudos Bíblicos da Faculdade Católica de Santa Catarina (FACASC), sob a orientação da Professora Silvia Togneri.

____________________

Éfeso, cidade Greco-romana da antiguidade, fica na costa ocidental da Ásia Menor, em uma área litorânea da atual Turquia.

Éfeso foi desde os tempos antigos uma cidade importante por sua posição geográfica. Um grande centro comercial. Próxima ao mar o que facilitava o comércio de produtos vindo do interior e era chegada comercial do Mediterrâneo.Os ourives de prata da cidade desenvolveram um negócio lucrativo vendendo imagens da deusa Diana.

Sua população total estimada em cerca de 400 mil a 500 mil habitantes. Era a quinta mais populosa cidade do império.

Em 133 a.C., Éfeso foi declarada capital da província romana da Ásia, mas pesquisas arqueológicas revelam que Éfeso já era um centro urbano antes de 1000 a.C., quando era ocupada pelos jônios.

Lá estavam alguns dos maiores anfiteatros do mundo, o maior deles com capacidade para 25 mil pessoas em suas arquibancadas.

Também em Éfeso surgiram as condições para uma mudança fundamental no pensamento do Ocidente, durante os séculos VII e I a.C. Éfeso e Mileto, também na Ásia Menor, são berços da filosofia.

Nela se destacavam iniciativas culturais como escolas filosóficas; escola de magos e muitas manifestações religiosas, sendo a mais significativa em torno de Ártemis; a deusa do meio ambiente conhecida como Diana pelos romanos, a deusa da fertilidade. É dedicado a Ártemis o maior templo nela encontrado por arqueólogos austríacos. Ao lado do templo de Ártemis, com 80 metros de comprimento e 50 metros de largura, foram encontrados suntuosos palácios romanos. Outras descobertas incluem uma bela casa de banho, de mármore, com muitos quartos, a magnífica Biblioteca de Celso, a "Catacumba dos Sete Adormecidos", onde foram encontrados centenas de locais de sepultura, e um templo dedicado à adoração ao imperador. Ali havia uma estátua de Domiciano, o imperador que exilou João Evangelista na ilha de Patmos e perseguiu os cristãos. Como é comum em praticamente todas as cidades ao redor do Mediterrâneo, também Éfeso acumulava em sua tradição traços religiosos orientais, egípcios, gregos, romanose judaicos.

O antigo geógrafo Estrabão, que viveu de 64 a.C. a 25 d.C., descreveu-a como "o maior centro de comércio exterior que havia na Ásia" (Geografia XII, 8 e 5). Os arqueólogos encontraram uma inscrição em pedra (talvez erigida por ordem do imperador), que premiava Éfeso como a "mais ilustre de todas as cidades" da Ásia.

Nos tempos apostólicos, Éfeso foi uma das cidades do Império Romano onde o cristianismo mais se difundiu. Paulo de Tarso e João Evangelistapregaram na cidade. A igreja que havia em Éfeso no fim do século I d.C. foi uma das sete igrejas mencionadas no Apocalipse, juntamente com Esmirna, Pérgamo, Sardes, Tiatira, Filadélfia (atual Alaşehir) e Laodiceia no Licos. A cidade também foi sede de dois concílios (o Primeiro e o Segundo Concílio de Éfeso). Nela se localizam ruínas da basílica de São João, o Teólogo.

Hoje, um importante sítio arqueológico e ponto turístico de fama internacional, fica a cerca de 3 quilômetros da cidade de Selçuk. Recebe turistas de todo o planeta, servidos pela proximidade com o aeroporto Adnan Menderes e o porto de Kusadasi.

?feso