Olá Francisco, Paris!

A pergunta é muito importante para chegarmos a uma compreensão da obra realizada por Jesus Cristo. O versículo 29 ele é muito rico em ensinamentos, e poderíamos interpretá-lo em três partes distintas: A introdução no versículo 29, a compreensão de Jesus como Cordeiro de Deus, 29b; e o final do versículo 29c “que tirará o pecado do mundo” motivo da pergunta.

Vamos nos deter no final do versículo 29c, procurando entender qual o real significado de “tirará o pecado do mundo” no singular e não os pecados.

O que significa “tirará o pecado mundo”?

Estas palavras do versículo 29 descrevem a libertação que Deus pensa em realizar através de seu Filho Jesus, cordeiro de Deus, considerado um novo Êxodo. O versículo argumenta não no sentido plural do termo “pecados”, mas simplesmente no singular, o pecado. Assim o texto sugere em Jesus não o sentido expiatório dos pecados praticado nos rituais do Templo de Jerusalém o sacrifício de animais, mas de expiar num sentido único “o pecado do mundo” que oprime a humanidade inteira escravo do pecado. Em Jesus o pecado não vai ser expiado, mas sim eliminado, vai ser tirado do meio da humanidade.

A situação de pecado vivida pela humanidade, o pecado do mundo, já existia antes da chegada de Jesus Cristo. Jesus terá como missão designada por seu Pai, eliminar o pecado da humanidade. Este pecado da humanidade não é identificado como negar adesão a pessoa de Jesus, mas significa negar e reconhecer a Jesus como filho de Deus, é a atitude de pecado.

O pecado esta no singular por ser único sendo determinado pelo artigo. A intenção de matar Jesus nasce da vontade da mentira existente no pecado, que rejeita a mensagem que Jesus apresenta a pedido de seu Pai.

Concluindo:

Esta frase “que tirará o pecado do mundo” está em paralelo com o versículo Jo 1,33, o que batizará no Espírito Santo. O Batismo será o meio de tirar o pecado. O batismo será, portanto esta ação de tirar o pecado, uma ação sobre o indivíduo, uma vez que o batismo ele é individual, para cada pessoa, e não coletivo. O que Jesus realizará não é combater o mundo e o pecado, mas sim dar a possibilidade do homem e da mulher saírem de seu domínio escravizador.

Consulta:

NICCACCI, A., BATTAGLIA, O., O evangelho da verdade, segundo João, Vozes, 5 vol., 1980,pág.20-21.