Olá Eloíza de Cuiabá MT!

Penso que o melhor é usar a palavra apóstolos para os seguidores de Jesus como esta escrito no Novo Testamento. Na pergunta está discípulos, uma designação genérica. A resposta da pergunta poderás encontrar na leitura dos evangelhos, logo no início, em qualquer um dos três sinóticos e nos Atos dos Apóstolos. Portanto encontramos a lista com o nome dos 12 apóstolos tanto no evangelho de Mateus 10,2-5; Marcos 3,18-19; Lucas 6,13-16 e Atos dos Apóstolos 1,13.

Vamos conferir a lista de nomes apresentada por Mateus:

“2 Ora, os nomes dos doze apóstolos são estes: primeiro, Simão, chamado Pedro, e André, seu irmão; Tiago, filho de Zebedeu, e João, seu irmão; 3 Felipe e Bartolomeu; Tomé e Mateus, o publicano; Tiago, filho de Alfeu, e Tadeu; 4 Simão Cananeu, e Judas Iscariotes, aquele que o traiu”. (Mateus, 10,2-5) Bíblia Almeida.

Se quiseres colocar uma certa ordem no elenco do nome dos 12 apóstolos podemos assim dispor: 1. Simão, chamado Pedro. Constituído chefe dos apóstolos. 2. André, irmão de Pedro 3. Tiago, filho de Zebedeu 4. João, irmão de Tiago. Autor do evangelho de João 5. Felipe 6. Bartolomeu 7. Tomé 8. Mateus, o cobrador de impostos. Autor do evangelho de Mateus 9. Tiago, filho de Alfeu 10. Tadeu 11. Simão Cananeu 12. Judas Iscariotes, aquele que o traiu e foi substituído por Matias.

Deixo apenas a lista dos nomes dos apóstolos, mas poderás continuar conhecendo cada um deles e atividades lendo os evangelhos.