Olá Elizabeth de Sardoa /MG!

A palavra Misericórdia é muito utilizada em nossas orações e pedidos. É uma palavra que esta muito perto de Deus, e demonstra para nós uma manifestação toda especial de sua graça e de seu amor para com todos os homens e mulheres. Tanto no Antigo Testamento bem como nos livros do Novo Testamento, vamos encontrar em muitas passagens esta palavra misericórdia. Segue abaixo o tema da misericórdia ilustrado com os livros e versículos bíblicos.

A palavra misericórida no Antigo Testamento.

No livro do Êxodo 34,6:

“Deus clemente e longânime e grande em misericórdia e fidelidade” (Bíblia Almeida)

O texto confirma uma das experiências religiosas mais antigas do povo de Deus.

No livro de Oséias 11,8:

“Meu coração se contorce dentro de mim, minhas entranhas comovem-se 9 não executarei ao ardor de minha ira...porque sou um Deus e não um homem”(Bíblia de Jerusalém)

O tradutor utiliza a palavra comovem-se em vez de misericórdia, mas abrange o mesmo significado.

No livro do Êxodo 3,19:

“Farei graça a quem quiser agraciar, e terei misericórdia de quem eu quiser”. (Bíblia de Jerusalém)

A misericórdia divina é fruto de sua liberdade Ele distribui a quem quiser. Apesar disto o pecador pode esperar confiante pela misericórdia divina.

No livro dos Salmos encontramos a palavra misericórdia em várias passagens: Citamos alguns textos. Salmo 51 (este é o famoso salmo tantas vezes por nós invocado o chamado “miserere; Salmo 130, outro salmo muito conhecido, geralmente invocado em celebração pelos mortos este salmo é chamado “de profundis”; Sl 23,6; Sl 25,6; Sl 52,8; Sl 107,1; Sl 118,1; etc...

A palavra Misericórdia no Novo Testamento.

Igualmente no Novo Testamento encontramos varias passagens sobre a misericórdia.

No evangelho de Lucas 15,1-32 Parábola muito conhecida que trata do Pai misericordioso.