Olá Ricardo de Catanduva / SP!

Preocupado em responder a pergunta, foi conferir nos temas tratados no site sobre a infância de Jesus. Existem varias respostas, o Luiz respondeu, também respondi, uma pergunta, e sobre Jesus existem centenas de respostas.

Existem respostas que falam sobre da questão da vida oculta de Jesus em Nazaré. Poderás conferir. Entretanto agora a pergunta é porque a Bíblia ocultou a adolescência de Jesus.

Respondo a pergunta pelos conhecimentos que tenho, pela pesquisa que fiz em responder as outras perguntas, haverá alguma limitação que poderá ser completada por algum leitor.

Passagens Bíblicas sobre a adolescência de Jesus, temos a perda do menino Jesus no templo de Jerusalém, e que seus pais retornando a Jerusalém o encontram conversando com os doutores da Lei. Esta a passagem retrata um dos episódios ligados a infância e adolescência de Jesus.

Mas podemos afirmar, embora não esteja escrito nos evangelhos que o tempo da Jesus adolescente foi semelhante aos meninos de sua época. Ele cresceu, como qualquer outro menino de Nazaré, freqüentou a sinagoga, decorou frases do antigo Testamento, foi a escola aprendeu o Hebraico (leu o livro do profeta Isaias na sinagoga de Nazaré), trabalhou na carpintaria de José.

 

Porque a Bíblia ocultou estes fatos.

 

Penso que falar em ocultar é forte demais, seria quase que incriminar a palavra de Deus. Certamente se não foi citado fatos ligados adolescência de Jesus porque existiam outros acontecimentos mais importantes.

- Na sociedade do tempo de Jesus a criança e o adolescente eram descriminados, não influenciavam em nada. Nem se falavam deles.

- Existe nos evangelhos apócrifos, alguns fatos relacionados a adolescência de Jesus, mas com existem muita fantasia, pouco podem nos ajudar.

- Pensadores que afirmam que Jesus esteve neste período na Índia, por isso é omitido fatos relacionados a vida de Jesus , é mera fantasia. Nada se comprova.

 

Concluindo;

 

A Bíblia não procurou ocultar a adolescência de Jesus. Não existem razões para que não se conheça a vida de Jesus em sua adolescência. A palavra de Deus não quer enganar ninguém.

Penso que o mais importante da vida de Jesus, inicia com sua vida pública e o anúncio do Evangelho.