Acredito que a sua reflexão é muito pertinente, nos faz pensar, sendo uma pergunta que tantas pessoas gostariam de fazer.

Do meu ponto de vista, quanto mais se estuda a Bíblia, mais existe possibilidade de entender sua mensagem. É óbvio que não é um estudo árido, movido pela simples fome de saber. Tem que ser um estudo motivado pela fé, umedecido pela oração e pela vontade de encontro com Deus que se revela através da Palavra.

Por outro lado, há pessoas que não têm nenhum estudo da Bíblia e conseguem entender certas mensagens que escapam da percepção dos estudiosos. De fato, a palavra de Deus é dinâmica e tem força própria, iluminando o caminho de todos que se aproximam dela.

Do púlpito

Alguém que toma a palavra diante de uma assembleia tem que ser preparado. Há muitos que tem o dom natural da pregação. Esses podem falar com ênfase, mas nem sempre são fiéis à mensagem divina. É importante saber o que se está falando, preparar o discurso, ter um raciocínio lógico. Isso significa respeito pela plateia.

É claro que o tipo de estudo pode variar muito, dependendo da necessidade. Se você quer ensinar grande público, quer formar líderes, é fundamental conhecer profundamente os conteúdos que deseja transmitir. Se invés quer refletir a palavra de Deus com os amigos, num círculo bíblico, basta ler com atenção o texto e tirar uma mensagem para a vida.

Há diversos níveis de entendimento. Um não exclui o outro!

Tudo, repito, deve ser alimentado pela fé, pelo desejo de uma fé que busca entender. Se por trás não existe essa atitude, se existe alguma coisa mais, como a ganância pela fama ou dinheiro, a leitura e explicação são vãs.