Olá Sara Cibeli do Rio de Janeiro / RJ!

Penso que a melhor resposta vem depois da leitura do livro dos Números que narra esta epopéia do Povo de Deus a travessia do deserto rumo a terra prometida.

A resposta que vai ao encontro ao texto bíblico do livro dos Números é aquela em que Moisés andou por quarenta anos pelo deserto com o povo por causa da incredulidade do Povo. Deus havia prometido dar a terra prometida que jorrava leite e mel, mas por que duvidaram, murmuravam pela falta de água, criaram ídolos para eles, o bezerro de ouro e reclamavam até das cebolas do Egito que não comiam mais, e diziam ser impossível conquistar a terra. Por causa disto Deus se irritou com seu povo e fez com que eles andassem por quarenta anos. Mais ainda por causa da murmuração aquela geração não entraria na terra prometida e vagaram pelo deserto até que toda a geração morresse. O povo que viviam segundo praticas egípcias, nem um só entrou na terra prometida somente os netos.

Israel era um povo obstinado e desobediente e pagou um alto preço pela desobediência. Leia todo o Livro dos Números e você verá todos os fatos.

Todos viram o Mar Vermelho se abrindo, o pão do céu caindo, enfim muitos milagres, mas mesmo assim não acreditaram no Deus vivo.

Concluindo:

Uma travessia no deserto até a terra prometida que deveria ter durado apenas alguns dias, devido a dureza do coração do povo que estava liberto da escravidão do Egito, Deus dificultou a jornada do povo para mostrar que só existia um Deus vivo e único e para provar a fé e o amor de todo aquele povo por Deus, até a terra prometida. Por causa destes motivos vagaram por 40 anos no deserto.