Olá Fabiano de Bauru / SP!

Olha a pergunta não deixa de ser curiosa, embora sabemos que a resposta não acrecentará nada na compreensão do texto.

Para dizer a verdade, a resposta deve vir do próprio texto bíblico que narra à passagem do povo de Deus, caregando a Arca da aliança pelo Jordão entrando na Terra Prometida.

O texto fala das águas que vinham de cima pararam.

No livro de Josué 3,15, que fala da travessia do Rio Jordão lemos:

“Assim que os transportadores da Arca chegaram ao Jordão e que os pés dos sacerdotes que transportavam a Arca se molharam nas bordas das águas, pois o Jordão transborda por suas margens durante  toda a ceifa, as águas que vinham de cima pararam e formaram uma só massa a uma grande distância, em Adam, cidade que fica ao lado de Sartã; ao passo que as águas que desciam em direção ao Mar de Arabá, o mar Salgado, ficaram inteiramente separada”. ( Josué 3,15) Bíblia de Jerusalém.

Concluindo:

O texto não fala de cá e nem de lá, mas simplesmente diz que o Rio estava cheio era o período da ceifa, tinha abundância de águas, ocasionado pelo desgelo do monte Hermon, em suas cabeceiras antes do verão, e as águas que desciam pelo Vale do Rio Jordão pararam e o leito ficou enxuto, possibilitando a passagem do povo de Deus com tranquilidade. Esta imagem da passagem do Rio Jordão imita a passagem do povo de Deus pelo Mar Vermelho na saída do Egito.

 

Fotos do Rio Jordão