Na Bíblia o Mar é um símbolo muito usado. É sinal de mistério, lugar das forças ocultas, sinal de kaos, lugar da presença inimiga de Deus. Naquela época era um local ignorado, desconhecido e, por isso, ganhava importância.

Por outro lado, Deus domina também esse ambiente. Isso já fica evidente na criação, quando as águas são concentradas nos mares (Gênesis 1,9-10). Em Jó 26,12 se diz em relação à força divina contra o mar: "Com seu poder aquietou o Mar, com sua inteligência aniquilou Raab. Raab é a personificação da força do mar, que invade com suas ondas a terra. Ele, todavia, teve que ceder ao imperativo de Deus, e limitar suas forças, permanecendo dentro dos limites estabelecidos pela criação.

No Salmo 89 (versículos 10-11) lemos:

És tu que dominas o orgulho do mar, quando suas ondas se elevam, tu as amansas; esmagaste Raab como um cadáver, dispersaste teus inimigos com teu braço poderoso.

Poderíamos, por último, citar a passagem nos Evangelhos onde Jesus placa a tempestade no Mar da Galileia, enquanto, com os discípulos, atravessava o mar. Diante da tempestade, Jesus "conjurou severamente o vento e o tumulto das ondas; apaziguaram-se e houve bonança" (Lucas 8,22-25 - veja também Mateus 8 e Marcos 4).