Olá Vinicius Antônio, Governador Valadares / MG

A resposta da pergunta esta no livro dos Números 8,14:

“Assim pois, separarás os levitas do meio dos filhos de Israel, afim de que me pertençam” (livro dos números 8,14) Bíblia de Jerusalém.

Tribo de Levi pertence ao Senhor.

Deus quis para si e seu serviço à propriedade de uma tribo. Sabemos do livro do Gênesis que Deus fez aliança com Abraão, teve tudo menos um filho que pudesse ter como herança. Mas Deus tornou a esposa de Abraão fértil.

Abraão teve como promessa de Deus multiplicar a descendência de Abraão como a areia do mar e dar a ele a terra de Canaã. Abraão só teve um filho, Isaac e seu filho teve dois filhos gêmeos sendo Jacó escolhido por Deus para o cumprimento de Sua promessa. Jacó teve uma grande família, doze filhos homens, que são os patriarcas de Israel.

Aparece a história de José filho preferido de Jacó, que foi dado como morto e que ele só reencontrou anos depois, já como o poderoso primeiro ministro na terra de seu cativeiro, o Egito. José não recebeu uma tribo, mas foram Manassés e Efraim, filhos de José, passaram a compor o patriarcado judeu e José não constituiu uma tribo.

O destino da tribo de Levi.

Dos onze filhos de Jacó que receberam terras e formaram tribos e mais Manassés e Efraim o filhos de José, passam a ser treze tribos. Como resolver o impasse das doze tribos de Israel? Simples. Há uma tribo que foi separada por Deus para exercer o sacerdócio real em Israel e que não possui herança na terra: a tribo de Levi.

Levi foi o terceiro filho de Jacó e Deus reservou a ele e sua descendência por estatuto perpétuo, o exercício das funções do templo e a condução espiritual do povo de Deus, veja:

“Assim pois, separarás os levitas do meio dos filhos de Israel, afim de que me pertençam” (livro dos números 8,14) Bíblia de Jerusalém.

  Deus escolheu os levitas para serem Seus, por isso a tribo de Levi não é contada entre as tribos de Israel.

A tribo de Levi, sem terras pertencia a Deus e estava a Seu serviço.

Diante das 12 tribos de Israel a tribo de Levi possuia privilégios e muitas responsabilidades a serviço de Deus, tais como: servir no santuário; transportar a Arca da Aliança; ensinar a Lei e abençoar o povo. De todos os privilégios o maior, sem dúvida, era ter associado o seu nome ao Nome de Deus, os levitas representavam Deus na condução espiritual de Israel.

Os levitas e sua presença no Povo de Israel

Eles tinha muita importância no Povo de Israel:

- Convocavam a reunião da congregação

- Tocavam as trombetas convocando a multidão dos filhos de Israel.

- Soavam as trombetas nas guerras invocando a proteção do Senhor

- Soavam as trombetas nas festas celebrando as conquistas.

Ninguém do povo de Israel transportava a Arca da Aliança, a não ser os levitas os sacrifícios e holocaustos eram oferecidos pela intermediação dos levitas.

Mesmo que o povo hebreu foi escolhido por Deus, a tribo de Levi foi escolhida entre os escolhidos, e separada por Deus, sem terras e exclusiva para servir a Ele dia e noite, os levitas são de exclusiva propriedade do Senhor.

Concluindo:

A tribo de Levi hoje simboliza a Igreja de Jesus, representa em Israel o que a Igreja verdadeira representa para o mundo: a presença do Senhor. As funções dos levitas são as mesmas dos servos de Deus na dispensação da graça. A nós, cristãos sinceros, cabe servir no Igreja, ensinar apalavra de Deus  e abençoar o povo em nome de Jesus.

Com referência a pergunta, seguindo a argumentação da resposta, podem deixar fora Levi e incluir os 2 filhos de José: Manassés e Efraim, que fecham o número 12.