A Páscoa é a festa principal primeiro de tudo dos Judeus e depois, também dos Cristãos. Na Páscoa, os judeus comemoram a saída do Egito, tendo os hebreus sido liberados por Moisés da escravidão em que se encontravam (Veja Êxodo 12). Para os Cristãos, invés, é a festa que comemora a Paixão de Cristo, sua morte e ressurreição.

Páscoa dos judeus

Em hebraico, Páscoa é dita PESACH e significa, literalmente, "ultrapassar", "deixar para trás" e tem seu significado explicado da história contada no livro do Êxodo, em relação à décima praga no Egito, quando Deus disse que todos os primogênitos morreriam. Os hebreus, invés, marcaram as próprias casas com o sangue do cordeiro. Quando o Senhor passou para atuar a décima praga, vendo as casas marcadas com o sangue, as "ultrapassou", deixando-as para trás, livres da praga (Êxodo 12,21-34).

Os judeus até hoje celebrarm esse evento, durante 7 dias. Nesse ano de 2014 (ano 5774 do calendário hebraico), a festa começou dia 15 e termina no próximo dia 22. Durante esses dias o judeu praticante não come pão com fermento, mas apenas pão ázimo, como foi o alimento do povo em fuga do Egito.

Páscoa cristã

Como dissemos, a páscoa para os cristãos recorda a ressurreição de Jesus, onde a morte é vencida, dando a todos nós a certeza da passagem definitiva para a vida eterna.

A palavra "páscoa" tem sua raiz no verbo "patein", de onde vem "pathos" e contém em si o conceito de paixão, recordando a Paixão de Cristo. Cristo é o cordeiro pascoal, imolado em prol da humanidade, liberando-a do pecado original, conduzindo os credentes para uma nova aliança.