Olá Wilton de Almeida Vilela de Goiânia / GO!

Já temos conhecimento da situação da mulher na sociedade de Jesus. Vários estudos foram publicados no site, e perguntas respondidas. O que argumentas com respeito à valorização da mulher por Jesus e seus discípulos é verdadeiro.

Respondendo a pergunta como é possível que o pastoreio era só para homem. A resposta vem do ambiente da Palestina de Jesus, Seja da Sociedade ou do Judaísmo.

A família na época de Jesus era patriarcal. O homem fazia e decidia tudo.  A situação da mulher era de inferioridade. Devia simplesmente obedecer a seu marido. Permanecia em casa, com os compromissos familiares, cozinha, limpeza e criação dos filhos. Se aparecesse em público deveria cobrir o rosto. No campo, quando trabalhava sempre deveria ter companhia, jamais sozinha.

No Judaísmo a mulher também era descriminada.

No Templo, Não podia fazer leitura, por isso não estudava. Tinha um lugar separado dos homens. Não podia ser discípula de nenhum mestre. No tribunal não podia ser testemunha.

O casamento para a mulher tinha como finalidade ter filhos. Devia lavar os pés e o rosto e as mãos do marido, etc...

Com tudo isto não é difícil entender, que embora o projeto de Jesus, para uma nova sociedade incluía um novo lugar para as mulheres, isto não foi aceito de uma hora para outra. Tudo demorou muito e ainda hoje temos dificuldades de colocar a mulher em seu devido lugar no projeto novo de Jesus.