Olá Julio Cesar de Moura do Rio de Janeiro!

Varias perguntas já respondi com respeito do milagre de Jesus a cura da mulher que sofria fluxo de sangue. Chegaram perguntas pela idade da mulher, o nome dela, o lugar de origem etc.

Olhando o texto bíblico do milagre em Marcos 5,25-35, não encontramos o nome da mulher, apenas que era uma mulher e sofria de uma enfermidade  o fluxo de sangue. Estava com esta enfermidade já fazia 12 anos.

Nota:Com estes dados muitos pregadores e comentaristas imaginam que a mulher tenha 24 anos.Fazem o cálculo da seguinte maneira. A mulher tivera sua primeira menstruação na adolescência aos 12 anos, sofria de fluxo de sangue 12 anos em conclusão deveria ter 24 anos. Mas não é um dado preciso e nem científico pois não indicam as fontes.

Perguntas se a afirmação sobre a idade 24 anos é verdaeira, usando apenas estes argumentos poderíamos dizer que sim. Mas pode ser contestado.

Julio César, penso que devas olhar esta pergunta apenas como curiosidade. No milagre de Jesus existem outros elementos mais importantes que merecem consideração. Deixo para você alguns argumentos para teu conhecimento e sugiro que continues o estudo procurando entender melhor a situação da mulher na época de Jesus, e as dificuldades femininas na observância da lei do Puro e do Impuro segundo o Judaísmo.

A lei do Puro e do Impuro na época de Jesus.

Para o Judaísmo a mulher que sofria fluxo de sangue era considerada imunda. Não podia tocar, nas outras pessoas e nem ser tocado. Até mesmo objetos do uso do dia a dia, perdiam o valor se tocados por um doente com fluxo de sangue. O livro do levítico capítulo 15 fala da impureza física e de sua associação com a moral. A pessoa impura era excluída do convívio normal da sociedade até que se purificasse novamente. Pode-se imaginar a situação da mulher que a cada mês acontece à menstruação ou desta mulher que implora a cura de Jesus estando constantemente impura.

O que esta Mulher do Fluxo de Sangue nos ensina.

Deixando de lado a interpretação detalhada do milagre, retiremos ensinamento que a mulher nos propõe: Ela nos ensina que a fé precisa de uma ação. A Bíblia diz em Rm 10,17

“Pois a fé vem da pregação e a pregação é pela palavra de Cristo”. (Rm 10,17)

Somente assim vencemos os medos, os fracassos e tudo o que nos impede de chegar até Jesus. Ele sempre está disposto a transformar vidas. A mulher tomou uma decisão tocar a borda do manto de Jesus, tinha fé que seria curada. O milagre aconteceu.

A mulher curada nos mostra o caminho e diz: Agarre, segure o Mestre e confesse, Ele pode e quer lhe curar totalmente dando-lhe vida em abundância.