Olá Ellen Dayse Gomes de Farias Guerra de Paulista / SP!

 

Este substantivo que designa pesos e medidas vamos encontrar na Bíblia hebraica em Juízes 3,16 que em seu original aparece o termo Gômede, significando o Gômede da pergunta.

Em nossas traduções (seja Almeida, Jerusalém e outras) não vamos encontra a palavra de origem hebraica, mas traduzida por Côvado que no imaginário dos tradutores seria mais fácil de compreensão.

 

O que vem a ser Gômede?

 

Gômede (Hebraico - gomed) Encontramos sua citação no livro dos Juízes em 3,16 quando supostamente é traduzido para “côvado”, pois  era a medida do punhal de Eude e ele não poderia ter 44,46cm, isto é muito grande.

 

A tradução de  “Gomed” - Gômede por Côvado!

 

Tanto a Bíblia Almeida como a Bíblia de Jerusalém, que se baseia muito na septuaginta traduz como spthithamês (palmo ou côvado), e a vulgata latina como “palmae manus” (palma da mão). Muitos não admitem traduzir por côvado alegando que o côvado seja mais curto, já outros afirmam que o punhal seja muito grande e fora dos padrões.

 

“Eude fez par si um punhal de dois gumes, de comprimento de um côvado ...” (Ju 3,16) Bíblia Almeida

 

Ou “Aod fez para si um punhal de dois gumes, com o comprimento de um côvado,... (Ju 3,16) Biblia de Jerusalém.

 

Ou “Qui fecit sibi gladium ancipitatem, habentem in medio capulum longitudinis palmae manus,...(Ju 3,16) Bíblia Vulgata

 

Gômer como medida de capacidade para secos.

 

No livro do Êxodo encontramos varias passagens que falam do Gômer (Gomor (Biblia de Jerusalém e Gômer bíblia Almeida) como medidade capacidade, no caso se refere ao Maná :

Exodo 16,16. 18.22. 33.36.

 

“Eis o que o Senhor vos ordenou: Colhei disso cada um segundo o que pode comer, um gômer por cabeça, segundo o número de pessoas; cada um tomará para os que se acharem na sua tenda” (Êxodo 16,16) Bíblia Almeida

 

1 Gômer = 1 litro e 76ml

 

Imagem: Colheita do Maná no deserto pelo Povo de Deus