A formação dos livros da Bíblia é uma coisa muito complexa. Não existem os originais da Bíblia, e não dá pra dizer, com certeza, "esse livro foi escrito por primeiro". Um mesmo livro passou por várias fases de redação, ou seja: alguém escreveu alguns capítulos outro grupo ou pessoa escreveram outros. Um terceiro ajuntou os textos e compôs um livro. Esse terceiro, por exemplo, que deu a forma ao atual livro, pode ter vivido 500 anos depois que os capítulos foram escritos. Mesmo depois que o livro tenha sido formado com capítulos vindos de diferentes autores, às vezes aconteceu que alguém ainda interveio e fez mudanças. É claro que isso não aconteceu com todos os livros da Bíblia, mas com foi assim com a maioria dos livros, sobretudo do Antigo Testamento. Cada livro tem uma história particular, em relação à sua formação.

Muitos acreditam que os primeiros livros a serem formados, como temos hoje, são os que narram a história de Israel, principalmente os dois de Samuel e os dois de Reis. Eles teriam sido formados por volta de 600 anos antes de Cristo. Os primeiros livros da Bíblia, inclusive o Gênesis teriam sido formados uns 100 anos mais tarde, cerca de 500 anos antes de Cristo.

É possível falar de trechos da Bíblia muito antigos. Com certeza as histórias contadas no livro do Gênesis, por exemplo, já existiam muito tempo antes que o livro em si fosse formado. Às vezes eram trechos escritos, mas principalmente era história contada oralmente. Os salmos também são muito antigos e têm inclusive fama de serem de Davi, que viveu cerca de 1000 anos antes de Cristo. Cada um dos 150 tem uma história única.

Falando de textos singolares, alguns retém que um dos textos mais antigos da Bíblia é o cântico de Moisés e Miriãn, presente in Êxodo 15, que celebra a vitória de Iahweh contra o Faraó.

Tudo isso apenas mostra quão complexa é a questão que você põe. No tempo em que a Bíblia foi escrita não existia a preocupação de datar um livro, de sublinhar quem era o autor. Hoje é possível determinar certas datas graças a muito estudo e, na maioria dos casos, tem quem diz uma coisa e outros que contestam, afirmando outra. Não temos a Bíblia original em mãos, para saber quando foi feita. Existem apenas manuscritos, que são cópias de cópias, como o Codex Sinaiticus, um dos manuscritos mais importantes, escrito por volta de 400 anos depois de Cristo.

Para termos ideia da complexidade da formação da Bíblia, o Antigo Testamento inteiro, mais antigo existente é apenas do ano 1008, o Codex Leningradensis.