Olá Natiely Menezes de Tobias Barreto / SE!!

 

Pergunta que se encaixa no tempo em que os católicos vivem na liturgia e preparação da Páscoa.

 

O que vem a ser a Via Sacra?

 

A Via Sacra é um piedoso exercício de pratica de oração que comumente se faz durante a quaresma na Igreja, como preparação da Solenidade da Páscoa. Percorrem-se os últimos passos de Jesus, até a ressurreição, meditando o fato acontecido e atualizando de acordo com o tema da Campanha da Fraternidade. A cada ano a CNBB, publica um texto especial para ser meditado durante a caminhada da Via Sacra. Este ano, por exemplo, o tema é o “Fraternidade e tráfico humano” e o lema é o versículo que encontramos na Carta de Paulo aos Gálatas: “É para liberdade que Cristo nos libertou” (Gálatas 5,1).

Nos últimos anos a Igreja procurou desassociar a preparação individual, para a Páscoa do Senhor, para um envolvimento com um tema social, que cada ano a CNBB propõe para todas as comunidades. Sempre se leva em consideração que a salvação não é só um fato isolado acontecido na vida, mas que deve passar pelo encontro com nossos irmãos, que são amados por Deus.

O exercício da Via Sacra é realizado nas Igrejas, nas quartas-feiras e sextas-feiras percorrendo as estações bíblicas do caminho de Jesus. Do Getsemani até a ressurreição. São ao todo 15 paradas ou momentos de reflexão e oração.

 

Como é realizada a Via Sacra.

 

Inicia-se a caminhada, em torno da Igreja (parte interna) onde estão expostos os quadro das cenas Bíblias. O dirigente anuncia o fato bíblico, se medita. Pode ter um canto apropriado. Depois uma reflexão atualizada de acordo com o tema da Campanha da Fraternidade. O tema da Campanha da Fraternidade deste ano: tráfico humano sugere uma infinidade de assuntos que estão envolvidos nesta temática: tráfico, humano, prostituição infantil, venda de crianças para transplante de órgãos trabalho escravo etc.

O grupo percorre assim as quinze estações da Via Sacra. O tempo de duração depende de grupo para grupo.

A Via Sacra podem também ser feito com grupos de família em residência. Muitos adotam este sistema.

 

Outros momentos em que a Via Sacra é feita:

 

Em especial na Sexta feira Santa, se realiza a Via Sacra pelas ruas do bairro ou cidade. Geralmente os jovens se preparam com vestes representativas para dar mais vida ao acontecimento. Sempre tem muita participação.

Muito comum ser feita em retiros de leigos ou religiosos como preparação para a confissão. Tem um sentido penitencial.

 

Imagens: Quadros representativos da Via Sacra.

 

 

.