No versículo que você cita se recorda o dom da Lei, da Torá, que segundo o autor aconteceu no Monte Horeb ("No dia em que estavas diante de Iahweh teu Deus no Horeb..."). E de fato, muitos identificam esse monte como a montanha onde Deus apareceu e revelou a Moisés a sua Lei, no Sinai. Assim é transmitido pelo quadro histórico do Deuteronômio e também na redação deuteronomística do Livro dos Reis. O Sinai é uma região e o Horeb é identificado como um montanha específica, a Montanha de Deus, onde acontecem muitos fatos importantes:

* Moisés recebe a revelação do Nome de Deus, na sarça ardente (Êxodo 3)
* A água que sai da rocha e mata a sede do povo (Êxodo 17,6)
* A revelação da Lei, da Torá (Deuteronômio 4,10)
* Elias encontra Deus na gruta (1Reis 19)

Parece evidente a identificação do Horeb com o Sinai. Todavia não é bem assim. De fato há tradições (Jahvista e Sacerdotal - fontes literárias do Pentateuco) que simplesmente usam o nome Sinai, como podemos ver em Êxodo 19, onde é descrita a Nova Aliança, o dom da Lei a Moisés e ao povo.

Na verdade perdeu-se a memória toponomástica dessa localidade e por isso, no decurso da história, tenta-se dar uma identificação geográfica ao lugar.

O local mais famoso é chamado de Gebel Musa, que em árabe signfica "Montanha de Moisés". É o local onde muitos peregrinos se reúnem para relembrar o encontro de Moisés com Deus. Se encontra no Egito, entre o canal de Suez e Israel. É uma tradição que nasce logo no início do cristianismo e o local é caracterizado pelo Mosteiro de Santa Catarina. Já no tempo do imperador Justiniano (em 527) foi contruída uma importante igreja no local.

Outro local é chamado Har Karkom (Montanha do alçafrão), que se encontra no deserto do Negev, no sul de Israel. Alguns arqueólogos encontraram restos de um santuário muito antigo no local, dedicado ao deus semítico Sin, Lua. Do nome desse deus teria nascido o nome "Sinai"

Há ainda outros dois locais que se candidatam a ser o local histórico onde Moisés encontrou Deus: Monte Seir, na região de Edom, na fronteira entre Israel e Jordânia, e Gebel Baggir, na Arábia Saudita.

Conclusão

Não sabemos o local exato onde Deus se revelou a Moisés. Mas como a nossa fé precisa de elementos imanentes para se amparar, não está errado identificar o Horeb como a montanha da revelação. Para não criar confusão, talvez a coisa melhor é simplesmente usar "Sinai". Todavia a identificação de Horeb com o Sinai nos dá elementos para sublinhar a teologia presente em importantes passagens bíblicas.