Vou responder a pergunta como alguém que viveu o ano de 2013, lendo os roteiros dos 18 episódios da minissérie os Milagres de Jesus que estão sendo apresentados pela Rede Record de TV. Além da leitura destes episódios, durante este tempo os roteiristas buscaram tirar dúvidas, desde os elementos que povoam o ambiente doméstico, alimentação, pratos, talhares, copos, jarros, iluminmação, vestimentas, moveis, mundo do trabalho etc, da época da Palestina do tempo de Jesus. Como vive  6 anos em Israel, realizando estudos bíblicos, fui convidado pela produção da minissérie para ler estes roteiros e ajudar na criação da ambientação daquela época.

A pergunta é sobre o nome que é dado a mulher impura “Ana” e seu marido Matias. Só poderás obter uma resposta, se entrares no mundo da ficção e da criatividade que vive a arte cinematográfica.

Neste caso o roteirista criou uma história que culminou no milagre da mulher que estava impura fazia 12 anos. Como a narrativa do milagre no Novo Testamento é apresentado junto com outro milagre a ressurreição da filha de Jairo (Mt 9,18-26; Mc 5,21-43; Lc 8,40-56) o da cura da hemorroíssa (a impura) aparece em apenas 6 versículos, o roteirista, usou da criatividade para dar ambientação ao milagre e mais vida a narrativa.

Assim o nome das pessoas, foi criado pelo roteirista, conservando o essencial, que é a narrativa do milagre e o que representa no contexto da chegada do messias.

- Elementos importantes que devem ser estudados neste milagre. Diz respeito às leis judaicas do sistema do puro e do impuro.

- A situação da mulher, e as consequências de sua impureza ritual.

- Os rituais de purificação, que a mulher e homem tinham que fazer cada vez que se tornavam impuros.

- O sistema religioso discriminatório. Em nome da lei judaica se descriminava as pessoas.

- A impura acaba sendo afastada de sua família e se obriga a conviver com os leprosos, que também a descriminam, acreditando que sua doença é obra satânica.

 

Resumo do sétimo milagre da minissérie os milagres de Jesus o episódio “A impura”

 

Foi apresentando dia 05/03 - na série bíblica "Milagres de Jesus" da TV Record trazendo a história de Ana, uma bonita mulher, porém considerada impura na sociedade da época, por ter um sangramento desregrado. A enfermidade se desenvolve após Ana completar o período de gestação e sofrer complicações no parto de sua filha. Grande problema para as mulheres da época, o sangramento traz dificuldades também para o casamento de Ana e Matias. A mulher sofre durante anos com o distúrbio, até que sua fé a leva a um encontro inesperado com Cristo, que passavam pela Galiléia com seus discípulos e muda completamente sua vida.

 

Importância da série os Milagres de Jesus:

 

A série "Milagres de Jesus" despertou a atenção, pois possui um olhar diferenciado sobre as histórias bíblicas até hoje apresentada na televisão.

Os roteiristas dos episódios dos milagres de Jesus investigaram as narrativas bíblicas apresentadas nos evangelhos sinóticos buscando a compressão e como seria caracterizada cada uma das pessoas que tiveram um encontro com Jesus ou foram curadas, tendo suas vidas completamente transformadas pelo Messias. O conjunto da narrativa da série apresenta temas como fé, problemas de família, dificuldades religiosas devido as leis para serem observadas  no judaísmo ou até mesmo sociais, que de certa forma, ainda perduram nos dias atuais não só para os membros do judaísmo, mas a própria sociedade descrimina as mulheres.

Assim que, o sétimo episódio da minissérie Milagres de Jesus conta a história da mulher impura representada por Ana (Rafaela Mandelli) sendo uma mulher doce e muito bonita que vive um casamento cheio de paixão com Matias (Augusto Garcia). No final do episódio após Ana ser curada volta Ana a viver com Matias, seu marido, dado que a atual esposa de Matias morre em situação de parto.

 

Minha colaboração na criação do roteiro do episodio a Impura

 

Como bíblista e historiador, vivendo 6 anos em Israel fui convidado pela Maria Clara Fernandes, assessora de produção da Academia Filmes (empresa terceirizada contratada pela Record para filmagem desta minissérie) para ler os 18 roteiros, que estavam sendo escritos, observando a realidade dos personagens, imagens que seriam apresentadas, o ambiente das casas e seu interior, vestimentas e cenários. Durante 7 meses de leitura, aconteceram  muita troca de emails, com as mais diferentes perguntas dirigida pelos roteiristas, do pessoal que preparava os cenários vestimentas etc... Todos queriam apresentar da melhor forma a realidade de Jesus e sua época. Como eram as casas na época de Jesus, realidade da presença do Império Romano, os modos de trabalho, etc...

Podemos dizer que os roteiristas observaram muito bem os textos evangélicos, e como era o comportamento das autoridades religiosas no judaísmo. Comentando com Renato Modesto, no work shop, nos estúdios da Record, em Várgea Grande, Rio de Janeiro, onde aconteceram às cenas de estúdio, ele falava de sua empolgação em criar histórias com os personagens que envolveram os milagres de Jesus. Mas nunca desprezando o texto dos evangelhos, muitas vezes curtos, mas que se juntavam com outras passagens que falavam da mensagem de Jesus. Procurou ser fiel ao texto o máximo possível. O desafio dos roteiristas era de apresentarem um texto, descrevendo uma história que culminasse com o milagre de Jesus. O roteiro mostra a preocupação do autor retratando o milagre de Jesus de forma mais real possível. Foi um critério dos criadores da série mostrar Jesus sempre de costas (o rosto não aparecia) apenas os gestos que curavam junto com os efeitos de cura que o milagre mostra.

No episódio a “Impura” Ana foi muito bem caracterizada, mostrando de forma muito clara a situação da mulher na sociedade judaica e romana na época de Jesus. Ana a mulher que sofria fluxo de sangue representa todas as mulheres da época de Jesus, era considerada uma serva, sem direitos, e por estar sangrando constantemente era impura segundo o judaísmo.

Um encontro com Jesus irá acabar de vez com todo o sofrimento desta mulher. Jesus é aquele que poderá trazer a ela uma vida diferente. Jesus diz que veio trazer vida e vida em abundância. Jesus em seu projeto novo tem um lugar especial para a mulher, quer recuperar sua dignidade seu lugar na família e sociedade.

O sucesso de audiência que obteve os episódios da serie os milagres de Jesus vem confirmando que a série esta bem apresentada, com os episódios bem narrados, atraindo a atenção dos tele-espectadores. Aquilo que é bem trabalhado sempre terá o reconhecimento dos tele-espectadores. Estamos apostando no sucesso desta série, que a Record apresenta no quadro da televisão brasileira.

Na foto: Ana (a impura) e Matias na missérie os milagres de Jesus.