Olá  Cristian de São Paulo / SP !

 

Estou respondendo à pergunta para pelo menos deixar-te uma noção inicial de quanto ela é importante nos escritos sagrados. Esta informação do número de vezes que aparece alegria, não é um número exato. Um dos motivos são as traduções, que muitas vezes empregam para o vocábulo outros semelhantes que expressam o mesmo conteúdo.

Outro motivo que deves considerar é que para o vocábulo alegria, existem outras formas de expressão: Exemplo: alegrai-vos, as terminações do verbo alegrar, vocábulos semelhantes como regozijar etc.

Pesquisando:

O vocábulo  “alegria” na Bíblia (Almeida Corrigida e Revisada Fiel) encontra-se em  143 versículos:

Alguns exemplos:

 

Jer 33,11 - A voz de gozo, e a voz de alegria, a voz do esposo e a voz da esposa, e a voz dos que dizem: Louvai ao Senhor dos Exércitos, porque bom é o Senhor, porque a sua benignidade dura para sempre; dos que trazem ofertas de ação de graças à casa do Senhor; pois farei voltar os cativos da terra como ao princípio, diz o Senhor.

 

Jer 48,27 - Pois não foi também Israel objeto de escárnio? Porventura foi achado entre ladrões, para que sempre que fales dele, saltes de alegria?

 

Jer 48,33 - Tirou-se, pois, o folguedo e a alegria do campo fértil e da terra de Moabe; porque fiz cessar o vinho nos lagares; já não pisarão uvas com júbilo; o júbilo não será júbilo.

 

Jer 49,25 - Como está abandonada a cidade do louvor, a cidade da minha alegria!

 

A lista dos versículos continua...

 Concluindo:

Nota: Trabalhei muitas vezes com a carta aos Filipenses, com alunos da Teologia. Está carta é chamada a carta da alegria. A quantidade de vezes que aparece, indica o vocábulo  alegria como palavra chave. Entretanto a pesquisa na Concordância bíblica (carta aos Filipenses) deixou a desejar, aparece apenas 2 vezes, quando que na carta aos Filipenses aparecem 11 vezes, sem contar as formas derivadas que expressam alegria (Bíblia de Jerusalém)

Penso que a leitura da carta aos Filipenses ajudar-te-á bastante neste estudo.