Sim, é verdade, a Bíblia fala de casos emblemáticos, de mulheres que não podiam ter filhos. Há na Bíblia 7 mulheres que não podem ter filhos: Sara (Gênesis 16 - 18), Rebeca (Gênesis 25,21), a esposa de Manoach, mãe de Sansão (Juízes 13), Ana (1Samuel 1), Mical (2Samuel 6), a Shunammita (2Reis 4) e Isabel, no Novo Testamento (Lucas 1). Todas elas são testemunhas da graça divina, pois graças à própria oração, conseguem reverter a situação.

Na verdade são histórias emblemáticas, que retomam um problema existente tanto naquela época quanto agora. Como as histórias bíblicas são contadas sempre através de uma perspectiva masculina, pode ser que na verdade as pessoas estéreis eram os maridos e não necessariamente as mulheres.

Mensagem

A esterelidade, principalmente no passado, era vista como uma maldição. Não poder ter filho significava uma punição divina. Deus, através dessas 7 mulheres, reverte esse juízo: é através delas que faz grandes coisas.

Portanto, o primeiro insinamento bíblico passado através dessas histórias é que a mulher estéril não é abandonada pelo Senhor, mas igual às outras, tem um papel importante na História da Salvação.

Outra mensagem que podemos tirar é que quando, na vida, aparece uma dificuldade, não precisa nunca desesperar, mas confiar em Deus, que é capaz de "escrever direito por linhas tortas", que dá a graça para superar os obstáculos e conseguir a felicidade. Nem sempre acontece como na Bíblia, onde as mulheres estéreis puderam milagrosamente ter filhos, mas sempre a presença divina acompanha as mulheres e homens nessas situações e dá força para que possam viver em modo tal que essa falta não estrague a própria vida, condicionando-a negativamente.