Olá Jessika do Rio de Janeiro / RJ!

A situação da mulher no Judaísmo e na sociedade do tempo de Jesus foram varias vezes respondidas neste site. Poderás conferir as respostas.

Lembro que no Judaísmo e na sociedade na Palestina do tempo de Jesus a família possuía estrutura patriarcal, e a mulher estava relegada em segundo plano. Muitas coisas ela não podia fazer. Como estudar, prestar testemunho em tribunal, decidir por conta própria etc.

No Judaísmo ainda a situação era mais agravante devido às normas religiosas da lei do “puro e do impuro”. Existiam centenas de leis que tornavam uma mulher impura, e devido a sua impureza não podia entrar no Templo e participar do convívio humano normalmente. Imaginamos a menstruação da mulher cada mês, isto a torna-se numa situação de impureza quase que permanente.

Muitas normas estão descritas no livro do Levítico. Ali tem prescrições que determinam as situações de impureza tanto do homem como da mulher: veja o capítulo 15. Para ilustrar o que foi dito vejamos algumas passagens do livro do Levítico: 15:

“15, 19 Mas a mulher, quando tiver fluxo, e o fluxo na sua carne for sangue, ficará na sua impureza por sete dias, e qualquer que nela tocar será imundo até a tarde

15, 24 E se, com efeito, qualquer homem se deitar com ela, e a sua imundícia ficar sobre ele, imundo será por sete dias; também toda cama, sobre que ele se deitar, será imunda”. (Levítico 15,19.24) Bíblia Almeida.

Concluindo: Jesus encontrou esta situação de discriminação contra a mulher. Ela estava com a vida acorrentada na lei do puro e do impuro. Estas leis afastavam a mulher de entrar até no Templo. Vivia buscando se purificar por causa de todas estas leis. Jesus procura valorizar a mulher. Coloca a mulher em seu devido lugar, como ser pertencente a Deus. Tendo a mesma dignidade masculina, mesmos direitos e respeito. O Novo Testamento, no ensinamento de Jesus mostra esta novidade.

Jessika, busque no Novo Testamento os textos que Jesus procura devolver a dignidade da mulher. Isto te ajudará muito na compreensão daquilo que Deus quer de tua vida.