Paulo é, sem sombras de dúvidas, o personagem que melhor conhecemos no Novo Testamento, sobretudo por que temos duas fontes independentes que falam sobre ele: as suas cartas e o Ato dos Apóstolos, escrito por Lucas. E ambas as fontes se confirmam e se completam. Apesar disso, nós não sabemos vários detalhes da sua vida. Tantos aspectos não foram transmitidos pelas fontes, pois julgados de menor interesse. É por isso que nascem tantas dúvidas sobre os personagens bíblicos. Muita coisa não sabemos e hoje não tem mais como reconstruir. Tudo o que sabemos está na Bíblia e em outras raras indicações fora dela. Buscar ulterior elucidação é simplesmente fazer suposições, que dificilmente serão confirmadas.

Onde foi escrita a carta aos Filipenses

Sobre a carta de Paulo aos filipenses, precisa lembrar que Filipo, uma cidade da região da Macedônia e que naquela época era uma colônia romana, foi evangelizda por Paulo durante sua segunda viagem, entre os anos 48 e 49 (veja Atos dos Apóstolos 16,12-40). Passou por lá também na sua terceira viagem, duas vezes, provavelmente nos anos 54 e 56 (Atos 20,3-6).

Os cristãos daquele lugar ficaram muito ligados com o apostóslo, ajudando-o em algumas situações difíceis. E Paulo escreve a eles exatamente para agradecer ajuda que recebe deles por meio de Epafrodito (Filipenses 4,10-20).

Em Filipenses 1,7 e 1,12-17 é bastante evidente que Paulo está preso quando escreve. Mas muito mais complicado é saber qual é o lugar de sua prisão. Além de Roma, a sua prisão poderia ser Cesareia, em Israel, ou Éfeso.

Quando Paulo escreve, está com o enviado da comunidade de Filipo, Epafrodito. Isso seria sinal de uma certa proximidade geográfica, coisa que excluiria Roma. É verdade que na carta se fala de "pretório" e de "casa de César", coisas típicas de Roma, mas muitos dizem que esses nomes eram também usados em colônias de Roma.

Alguns supõe que Paulo estivesse preso em Éfeso. Na verdade não temos informações de uma prisão de Paulo naquela cidade. Mas é verdade que ele passou 3 anos lá e pouco sabemos sobre esse período. Sabemos bem que ele passou por dificuldades enquanto estava lá (1Coríntios 15,32 e 2Coríntios 1,8-10), mas se ele foi preso ou não, não sabemos.

Como conclusão, podemos dizer que a carta aos Filipenses foi escrita de uma prisão, mas não sabemos qual. É normal escutarmos dizer que ele estava em Roma, mas há vários biblistas que supõe uma proximidade geográfica de Paulo, quando escreveu a epístola, com a cidade de Filipo e, nesse caso, ele poderia estar preso em Éfeso, embora faltem provas que confirmem essa hipótese.