Descrição do Livro:

Quem era João Batista? Filho temporão do sacerdote do templo de Jerusalém chamado Zacarias e de Isabel, nasceu no mesmo ano de Jesus.

Asceta, tornou-se profeta e pregava no deserto da Judeia, chamava pessoas ao arrependimento e batizava nas águas do Jordão.

Ele entendia seu ministério como preparação para alguém mais importante que ele, o tão esperado Messias. Foi ele quem batizou Jesus. Morreu decapitado a mando do tetrarca Herodes Antipas, atendendo a um desejo de sua enteada Salomé, que pediu sua cabeça servida numa bandeja. Essa é a trama fundamental da vida de Batista, mas ela não encerra toda a sua história.

A partir dos quatro evangelhos do Novo Testamento, do escrito Antiguidades Judaicas do historiador judeu Flávio Josefo e de descobertas arqueológicas, o teólogo e biblista Ariel Álvarez Valdés levanta novas questões e formula novas respostas, traçando um perfil mais completo, não menos intrigante, do profeta que instituiu o batismo, além de nos oferecer novas informações sobre os inícios do movimento cristão.