Prezado Pr. W Lenz,

O Salmo 91 não é nem poesia, nem oração (contém uma pequena oração), nem suplica. É um ensinamento, se trata de um mestre que ensina seu discípulo ou seus discípulos; ele está numa casa de estudo da Torá ou numa sinagoga.  Ele desenvolve o ensinamento tradicional dos Sábios (cf. Jó 5,17-24) sobre a proteção divina concedida ao justo. O salmista começa seu ensinamento dizendo:

Quem habita na proteção do Altíssimo pernoita à sombra de Shaddai, diga ao Senhor:

“Meu abrigo, minha fortaleza, meu Deus, em quem confio!”

(Uma pequena oração que, segundo o autor, se deve dizer sempre, e é sobre esta frase que o Salmista quer ensinar, e ele começa dizendo por que se deve dizer esta oração):

Porque:

É Ele quem te livra do laço do caçador que se ocupa em destruir; Ele te esconde com suas penas, sob suas asas encontras um abrigo. Sua fidelidade é escudo e couraça.

Não temerás o terror da noite nem a flecha que voa de dia, nem a peste que caminha na treva, nem a epidemia que devasta ao meio dia.

Caiam mil ao teu lado e dez mil à tua direita, a ti nada atingirá. Basta que olhes com teus olhos, para ver o salário dos ímpios. Tu, que dizes:

“Iahweh é o meu abrigo”,

Que fazes do Altíssimo teu refúgio: A desgraça jamais te atingirá e praga nenhuma chegará à tua tenda: pois em teu favor ele ordenou aos seus anjos que te guardem em teus caminhos todos. Eles te levarão em suas mãos, para que teus pés não tropecem numa pedra; poderás caminhar sobre o leão e a víbora, pisarás o leãozinho e o dragão.

             Aqui é o Senhor que fala pela boca do mestre ou do Salmista:

Porque a mim se apegou, eu o livrarei, eu o protegerei, pois conhece o meu nome.Ele me invocará e eu responderei: Na angústia estarei com ele, eu o livrarei e o glorificarei; vou saciá-lo com longos dias e lhe mostrarei a minha salvação”.

Nos últimos três versículos o mestre mostra o que Deus diz àquele que confia Nele.

 

(A teologia do Salmo se encontra em muito sites.)