Olá Joabe Augusto Machado de Viradouro / SP!

A cidade natal de Jesus foi Belém. Todos nos conhecemos o acontecimento do nascimento de Jesus narrado nos evangelhos sinóticos. Diz que José e Maria embora vivessem em Nazaré, Galiléia (norte da Palestina do tempo de Jesus) tiveram que ir ao lugar de origem para o recenseamento decretado pelo Imperador Romano, Cesar Augusto. Maria estava nos dias para dar a luz a Jesus, eles estavam em Jerusalém e como a cidade estava cheia por causa do recenseamento foram até os arredores, 7 Km de Jerusalém e em uma gruta, como existiam tantas no deserto da Judéia, em que os pastores abrigavam os rebanhos no período invernal, Maria deu a luz a Jesus em Belém da Judéia. Este é o fato.

Talvez a tua dificuldade está na diferença em entender o verbo nascer e na compreensão de  cidade natal. Entende-se cidade natal, ou natalícia, a cidade onde nascemos. Não existe possibilidade nascer em um lugar e ter como cidade natal outra. Os evangelhos sinóticos nos narram o fato do nascimento de Jesus. Recomendo a leitura.

Concluindo:  a resposta da pergunta se encontra em vários textos bíblicos coloco o de Mateus 2,1 para servir de ilustração:

“Tendo Jesus nascido em Belém da Judéia, no tempo do rei Herodes, eis que vieram magos do Oriente a Jerusalém” (Mateus 2,11) Bíblia de Jerusalém.

 

 

 

 

Maquete da Basílica da natividade em Belém / Palestina

 

 

 

 

 

 

 

 

 Praça em frente a Basílica da Natividade em Belém / Palestina

Abaixo: Lugar do nascimento de Jesus, na Basílica da Natividade em Belém