O texto de Apocalipse 20,12 diz:

Vi então os mortos, grandes e pequenso, em pé diante do trono, e abriram-se livros. Também foi aberto outro livro, o da vida. Os mortos froam então julgados conforme sua conduta, a partir do que estava escrito nos livros.

O livro da vida é citado diversas vezes no Apocalipse: 3,5; 17,8; 20,15; 21,27. Aparece também em outras passagens bíblicas: Filipenses 4,3; Daniel 7,10; 12,1; Atos dos Apóstolos 13,48. Este livro é onde estão anotados os nomes do “vencedores”, daqueles que merecem a vida eterna.

A questão é saber o que significa “livros” na nossa passagem.

Na bíblia aparecem algumas categorias de livros: Em Número 21,14 temos o “livro das guerras”; Malaquias (3,16) e Salmos (56,8) falam em livros da lembrança. Contudo é talvez Êxodo 32,32-33 que nos dá a chave de leitura que nos permite entender de que livro fala Apocalipse, ou melhor, entender o conteúdo desses livros. O texto de Êxodo diz:

Agora, pois, se perdoassses o seu pecado... Se não, risca-me, peço-te, do livro que escreveste. YHWH respondeu a Moisés: ‘Riscarei do meu livro todo aquele que pecou contra mim.

Deduzimos portanto que falando de Juízo, João em Apocalipse se refere aos livros onde são escritas as ações de cada um, as ações boas e más que servem como base para o juízo divino.

O “livro”, obviamente, é um símbolo que descreve uma ação divina e não uma imagem material. É preciso entender e ter presente que o livro do Apocalipse é muito simbólico. Na nossa linguagem cotidiana usamos uma frase que mostra quanto simbólico pode ser o termo "livro" também hoje: a minha vida é um livro aberto. Também neste caso não estamos falando de um livro concreto, material, feito de peapel, mas é uma metáfora que explica o nosso modo de viver.