Olá Michele Rosa da Costa de Sorocaba / SP !

O nome Israel (com o significado de Deus combata, Deus mostra-se forte) como nação povo de Deus vem do patriarca Jacó. Conhecemos a história muito interessante narrada no livro do Gênesis em 32,23-33; 35,10):

 32, 23 Tomou-os, e fê-los passar o ribeiro, e fez passar tudo o que tinha. 24 Jacó, porém, ficou só; e lutava com ele um homem até o romper do dia. 25 Quando este viu que não prevalecia contra ele, tocou-lhe a juntura da coxa, e se deslocou a juntura da coxa de Jacó, enquanto lutava com ele. 26 Disse o homem: Deixa-me ir, porque já vem rompendo o dia. Jacó, porém, respondeu: Não te deixarei ir, se me não abençoares. 27 Perguntou-lhe, pois: Qual é o teu nome? E ele respondeu: Jacó. 28 Então disse: Não te chamarás mais Jacó, mas Israel; porque tens lutado com Deus e com os homens e tens prevalecido. 29 Perguntou-lhe Jacó: Dize-me, peço-te, o teu nome. Respondeu o homem: Por que perguntas pelo meu nome? E ali o abençoou. 30 Pelo que Jacó chamou ao lugar Peniel, dizendo: Porque tenho visto Deus face a face, e a minha vida foi preservada. 31 E nascia o sol, quando ele passou de Peniel; e coxeava de uma perna. 32 Por isso os filhos de Israel não comem até o dia de hoje o nervo do quadril, que está sobre a juntura da coxa, porquanto o homem tocou a juntura da coxa de Jacó no nervo do quadril.

 35, 10E disse-lhe Deus: O teu nome é Jacó; não te chamarás mais Jacó, mas Israel será o teu nome. Chamou-lhe Israel.

 Nesta citação do Gênesis Israel, aparece como denominação das 12 tribos de Israel e também do território onde o povo habitava.

No Novo Testamento Paulo em seus escritos fala de “Isael de Deus”. Quando assim fala se refere ao novo povo de Deus, aqueles que creem em Jesus Cristo, para distinguir do Antigo Israel, ou segundo Paulo também o chamado Israel de carne, que como aliança apoiava-se na circuncisão.

 Para entender a designação de Judéia:

 A designação de Judéia tem referência a tribo de Judá. Entende-se como hebreus pertencentes a Israel.

 Para entender a designação de Hebreus:

 O povo Hebreu conhecemos a história, que resumidamente podemos dizer:

Os hebreus são considerados um povo semita, que na antiguidade passou pelo regime de escravidão no Egito aproximadamente por 400 anos Eram monoteístas (a crer em apenas um único Deus), diferentes dos outros povos da região.

O povo hebreu por volta de 1300 AC. Deixaram a escravidão e no caminho de volta a Terra que Deus os prometeu foram comandada por Moisés. Receberam as tábuas dos Dez Mandamentos no monte Sinai. Durante 40 anos ficaram peregrinando pelo deserto, até receberem um sinal de Deus para voltarem para a terra prometida, Canaã.

 Assim podemos entender que Israel seja o povo a nação (no sentido Religioso) que pertencem os hebreus. Ou seja aqueles que adotam o Judaísmo como religião. Torna-se complicado para entender estas designações, justamente pela existência do país de Israel. No território de Israel vivem muitos árabes, muçulmanos que nasceram em Israel, portanto deveríam ser Israelitas, mas não o são por causa de contingências políticas. Nas identidades e passaportes dos arábes que nasceram em Isael está escrito no ítem nacionalidade: Nacionalidade indefinida. Não são considerados de fato Israelitas, pois a pertença do estado se confunde com a religião. Na compreensão deles, para ser Israelita, só existe um caminho pertencer à religião Judaíca.