Cada igreja tem suas próprias regras. Isso inclusive foi motivo de divisão, como conta a história do nascimento da igreja anglicana. Para a igreja católica o casamento é indissolúvel e só a morte cancela tal víncolo. Portanto, entre os católicos, apenas o/a viúvo/a podem casar-se novamente, na igreja. Em outras igrejas, os nossos leitores poderiam nos ajudar a dizer como funciona.

É claro que o parágrafo acima falava de 'leis'. Em relação a sua pergunta, é fundamental consultar a Bíblia. Acredito que Mateus 19,3-6 nos possa ajudar a refletir sobre a questão.

O texto de Mateus tem como pano de fundo uma controvérsia entre os judeus do tempo de Cristo. Entre eles, haviam alguns que toleravam o divórcio e outros que não o aceitavam. Há vestígios de uma clássica discussão entre dois mestres daquele tempo, Hilel e Shamai, sobre os motivos que justificavam a separação. De fato, no Antigo Testamento, na lei de Moisés, o homem pode se divorsiar de sua esposa, conforme é descrito em Deuteronômio 24, por qualquer motivo (se ela não encontra mais graças aos olhos do homem). Sobre essa questão intervém Jesus.

O ensinamendo de Jesus é bastante claro e sublinha a indissolubilidade do matrimônio. É verdade que em Mateus, em 19,9, o texto insinua que se pode repudiar a mulher em caso de “fornicação”, mas a tendência é dizer que essa exceção é um tipo de concessão temporária dada à comunidade judaico-cristã de Mateus, visto que nos outros textos paralelos que falam dessa passamgem (Marcos 10,11s; Lucas 16,18 e 1Coríntios 7,10s) não se acena a nenhuma exceção.

Veja outras respostas sobre o casamento, aqui no site. E leia principalmente esse texto.