Olá José Carlos Barbosa de São José do Alegre / MG !

Encontramos esta passagem em Marcos 6,6b-13 que fala da missão dos doze apóstolos. No versículo 11 encontramos:

“11E se algum lugar não vos receber nem vos quiser ouvir, ao partirdes de lá, sacudi o pó de debaixo dos vossos pés em testemunho contra eles”(Marcos 6,11) Bíblia de Jerusalém

Entende-se esta passagem de Marcos: “sacudi a poeira dos pés” em sentido simbólico. Este costume encontramos entre os israelitas, quando voltavam a Israel, procedentes de algum território pagão. Mostrando o desprezo pelos deuses pagão e valorizando Javé que os cuidava. Este gesto era entendido somente pelos israelitas. (conf. At 13,51-52 “Estes, sacudindo contra eles a poeira dos pés foram a Icônio. 52 Os discípulos, porém estavam cheios de alegria e do Espírito Santo.”) Nesta passagem persuasiva dos apóstolos eles queriam que os habitantes da cidade refletissem  sobre a mensagem apostólica anunciada e aceitassem seu testemunho.

Uma interpretação mais severa para “sacudi a poeira dos pés” se pode dizer que é um gesto que testemunha o julgamento divino contra aqueles que não querem e nem aceitam o projeto do Pai trazido por Jesus Cristo.