Não tenho diante de mim o artigo ao qual você se refere e por isso é difícil dar uma resposta que considere o ponto de partida da sua pergunta. Ao mesmo tempo não conheço os argumentos usados nesse artigo para propor 38 invés dos clássicos 40 anos. Mas não vejo por que mudar a visão clássica dos 40 anos, visto que provavelmente, mais do que um aspecto temporal trata-se principalmente de um elemento simbólico. Além disso, existe toda uma tradição presente em toda parte da Bíblia que sublinha o número 40 e não pudemos alterar de acordo com uma pseudo pesquisa que julgamos ser aquela que nos desvela a verdade.

A única fonte que temos sobre o êxodo do povo hebreu do Egito para a Terra Prometida é exatamente o Livro do Êxodo. 

As etapas básicas da vida de Moisés são simbolicamente articulada em três períodos, cada uma de quarenta anos. O livro de Êxodo recorda que Moisés levou o povo do Egito, quando ele tinha oitenta anos, duas vezes 40 (Êxodo 7,7) e morreu com 120 anos, no Monte Nebo, atual Jordânia (Deuteronômio 34,7). Também Lucas, em Atos dos Apóstolos, lê a história de Moisés em três períodos de 40 anos de idade (Atos 7,20-43): quando tinha 40 anos foi visitar seus irmãos israelitas (versículo 23); decorridos quarenta anos, apareceu-lhe um anjo no deserto do monte Sinai, na chama de uma sarça ardente (versículo 30); Foi ele quem os fez sair, operando prodígios e sinais na terra do Egito, no mar Vermelho e no deserto, durante quarenta anos (versículo 36).

Além disso, na Bíblia aparecem várias vezes que o povo esteve no deserto 40 anos:

Êxodo 16,35: E comeram os filhos de Israel maná quarenta anos, até que entraram em terra habitada; comeram maná até que chegaram aos termos da terra de Canaã.
Números 14,33: E vossos filhos pastorearão neste deserto quarenta anos, e levarão sobre si as vossas infidelidades, até que os vossos cadáveres se consumam neste deserto.
Números 32:13: Assim se acendeu a ira do SENHOR contra Israel, e fê-los andar errantes pelo deserto quarenta anos até que se consumiu toda aquela geração, que fizera mal aos olhos do SENHOR.
Deuteronômio 2,7: Pois o SENHOR teu Deus te abençoou em toda a obra das tuas mãos; ele sabe que andas por este grande deserto; estes quarenta anos o SENHOR teu Deus esteve contigo, coisa nenhuma te faltou.
Deuteronômio 8,4: Nunca se envelheceu a tua roupa sobre ti, nem se inchou o teu pé nestes quarenta anos.
Josué 5,6: Porque quarenta anos andaram os filhos de Israel pelo deserto, até se acabar toda a nação, os homens de guerra, que saíram do Egito, e não obedeceram à voz do SENHOR.
Amós 2,10: Também vos fiz subir da terra do Egito, e quarenta anos vos guiei no deserto, para que possuísseis a terra do amorreu.
Hebreus 3,9: Onde vossos pais me tentaram, me provaram, E viram por quarenta anos as minhas obras.

Importância simbólica do número quarenta

Quarenta é o número simbólico com o qual o Antigo e o Novo Testamento destacam os momentos importantes da experiência de fé do povo de Deus . Ele expressa o tempo de espera, de purificação, de retorno ao Senhor, o conhecimento de que Deus é fiel a suas promessas .

O número quarenta na Bíblia, Antigo e Novo Testamento , é encontrado muitas vezes . É um cifra simbólica importante. Marca momentos fortes e significaticos da experiência de fé do povo de Deus e da pessoa. Este número , bem como o três ou o sete, não é simplesmente um tempo cronológico real, mas sobretudo indica uma longa espera, um tempo de prova, um tempo suficiente para ver as obras de Deus, um tempo em que se deve decidir, assumindo a própria responsabilidade. É um o tempo de decisões.

O número quarenta aparece pela primeira vez na história de Noé. Noé,homem justo, devido ao dilúvio, passou quaranta dias e quarenta noites na arca, com sua família e os animais que Deus lhe dissera para levar com ele. Ele aguarda por mais 40 dias, após a inundação, antes de tocar a terra, salvo da destruição (Gênesis 7,4.12; 8,6).

Isaac, o herdeiro das bênçãos que Deus tinha dado a seu pai Abraão, caráter indeciso, finalmente, com 40 anos, decide construir sua própria família.

Além das 3 etapas da vida de moisés, mencionadas acima, divididas em 3 períodos de 40 anos, ele também fica sobre o Monte Sinai quarenta noites e quarenta dias para receber a Lei.

O número quarenta é o momento ideal para as pessoas experimentarem a fidelidade de Deus : "O Senhor teu Deus esteve com você durante estes quarenta anos e nada ti faltou" (Deuteronômio 8,2-5).

Os exploradores de Israel levam 40 dias para completar o reconhecimento da terra prometida depois de sua saída do deserto de Parã (Números 13,25) . Os anos de paz desfrutada por Israel sob os juízes são quarenta (Jz 3,11.30 ), mas após esse tempo começa a esquecimento dos dons de Deus e o retorno para o pecado.

O profeta Elias leva 40 dias para chegar ao Monte Horebe, a montanha onde se encontra com Deus (1 Reis 19,8).

Quarenta são os dias durante os quais o povo de Nínive faz penitência para obter o perdão de Deus (Jonas 3,4).

Quarenta foram também os anos do reinado de Saul (Atos dos Apóstolos 13,21), de Davi (2Samuel 5,4-5) e de Salomão (1Reis 11,41) .

No Novo Testamento, Jesus antes de começar sua vida pública se retira para o deserto por quarenta dias sem comer ou beber (Mateus 4,2). No deserto, praticando o jejum é alimentada pela Palavra de Deus , que ele usa como arma para vencer o demônio. As tentações de Jesus recordam aquelas que o povo de Deus viveu no deserto, mas que não soube superar . Quarenta são também os dias em que Jesus ressuscitado instrui seus discípulos, antes de mandar o Espírito (Atos dos Apóstolos 1,3).