Assim escreve Marcondes:

Eu acredito, mas posso estar errado me corrijam se afirmar que Timeu pai de Bartimeu foi quem Flávio Josefo – na “história dos hebreus” descreve. Sabemos que só no evangelho de Marcos encontramos o nome de Bartimeu, filho de Timeu, porque o público principal para quem Marcos escreveu foi os moradores de Roma ou em termos gerais, a Itália, a tradução de termos semítico (3,17; 5,41; 15; 22,34) e a explicação detalhada de costumes judaicos (7,2-4; 15,42) também sugere um público gentio, mas sem excluir os judeus seguidores de Cristo. Fazendo a exegese do texto e como Marcos queiria dizer:“olha bartimeu quem vocês segaram filho de Timeu quem vocês crucificaram” (Bíblia de Genebra e Dicionário Universal da Editora Vida). Espero uma responda e que seja de ajuda essa minha teoria,  paz do senhor

_______________
Olá Marcondes, João Pessoa / PB!

Já tentei responder perguntas sobre o cego Bartimeu, varias vezes, estão no site, para consulta. A história de Bartimeu nos três sinóticos apresentam varias variantes de texto.Nas respostas anteriores, acenava pela falta de confirmação da citação de Flávio Josefo, os autores falam, mas não existe a indicação exata dos livros.

Quanto ao texto que sugere sobre Bartimeu da Bíblia de Genebra:

“olha Bartimeu quem vocês cegaram filho de Timeu quem vocês crucificaram”, conferi o versículo no texto original do Novo Testamento de Kurt Aland, e simplesmente está em grego transliterado para o português: “uios Timeus Bartimeus, tiflos” , não existe referência de Bartimeu que vocês cegaram filho de Timeu quem vocês crucificaram.

Na Bíblia de Jerusalém, edição 1, pág 1334, assim está: Mc 10,46

 “....sentado à beira do caminho o mendigo Bartimeu – o filho de Timeu -, cego”.

Olhando o dicionário vida nova, não se encontra referência alguma nem a Flavio Josefo e nem que cegaram Bartimeu.

Caro Marcondes, o texto da cura do cego, ele é controverso, como acabamos de constatar, mas a teoria que expões não é fora de cogitação. Estamos em busca de esclarecimentos. Permanece para nós que no episódio da cura do cego de Jericó, está muito mais para o ensinamento de Jesus, a respeito da cegueira dos fariseus que não O reconhecem como Messias e o cego Bartimeu reconhece, que o próprio fato dele ser cego, ou da controvérsia se eram um ou dois cegos, ou o fato ter acontecido, na Jericó antiga, ou na nova Jericó herodiana.