Josias, Ieconia e Salatiel de Michelangelo, na Capela Sistina, Vaticano.A Bíblia tem muitos personagens que são citados en passant e dos quais sabemos muito pouco. É isso que acontece com Salatiel (em hebraico significa "oração a Deus"), personagem do Antigo Testamento citato também na genealogia de Jesus, no Novo Testamento.

No Antigo Testamento aparece como filho de Jeeonias (ou Jeconias), neto de Josias. O pai, Jeeonias, que governou a judeia e foi levado como prisioneiro por Nabucodonossor para a Babilônia, para o exílio (2Reis 24,15) e restabelecido como rei por Evil-Merodac (2Reiw 25,27-30).

Ele é importante também por ter sido o pai de Zorobabel (Neemias 12,1), que se tornou líder de Judá, quando os hebreus regressaram do cativeiro da Babilônia.

Na genealogia de Jesus

Salatiel é citado em ambas as genealogias de Jesus, em Mateus 1,12 e Lucas3,27. Há todavia, uma diferença entre elas, pois em Mateus o pai de Salatiel é Jeconias, enquanto que em Lucas ele é filho de Neri.

Há muita discussão sobre as duas genealogias de Jesus, presentes nos evangelhos. Esse particular sobre Salatiel não é muito importante pois é evidente que os dois autores não se preocupam muito com os detalhes, mas querem simplesmente mostrar como Jesus é da descendência de Davi.

Arcanjo Salatiel

Na tradição da Igreja Ortodoxa Salatiel é também um dos 7 arcanjos.