Com certeza não é pecado. Você pode conversar com Deus em qualquer momento e em toda posição. Deus é um amigo e pode falar com ele, pode orar, como quando fala com um amigo.

O modo de pregar, como também o lugar, não são obrigatoriamente determinados. Mas, obviamente, há posições e lugares que ajudam, pois proporcionam um estado mais propício.

Na Bíblia

Olhando diretamente a Bíblia, Mateus 6,5 mostra como no tempo de Cristo os judeus gostassem de rezar em pé, nas sinagogas. Também no Antigo Testamento Salomão se levanta e abençoa a assembleia (1Reis 8,55) e também, quando o povo se encaminhava para um aguerra os levitas “se levantaram para louvra o Senhor” (2Crônicas 7,6).

Outro costume que vemos hoje em algumas igrejas, de ajoelhar-se, é testemunhado na Bíblia: Josafá se enjoelhou e os habitantes de Jerusalém se prostraram diante do Senhor (2Crônicas 20,18). Os israelitas também se ajoelham quando ouvem de Moisés as palavras que ele recebera de Deus . E o Salmo 95,6 diz Ó, vinde, adoremos e prostremo-nos; ajoelhemos diante do SENHOR que nos criou. Além de Isaías 45,23 que sublinha: “Diante de mim se dobrará todo joelho”. O mesmo faz pedro quando em Atos dos Apóstolos 9 ele ressuscita Tabità: “se ajoelhou e rezou”.

Uma outra atitude comum na oração na Bíblia é a prostração. Está muito presente na vida dos patriarcas. Abraão, em Gênesis 22,5 diz: “vamos até lá em cima, nos prostraremos e depois voltaremos”. Também Moisés se prostra, como diz Êxodo 34,8: “E Moisés apressou-se, e inclinou a cabeça à terra, adorou”.

A oração bíblia contempla também os braços levantados. Êxodo 17,11 diz que quando Moisés levantava as mãos, Israel era mais forte. Também 1Reis 8,22 diz que “Salomão levantou as mãos em direção do céu”. Em Neemias 8,6 todo o povo reza com as mãos levantas, respondendo “amém”. Paulo, quando escreve a Timóteo diz: “Quero, pois, que os homens orem em todo o lugar, levantando mãos santas, sem ira nem contenda.”