Essa informação é dada pelo livro dos Atos dos Apóstolos em 11,16: 

E sucedeu que todo um ano se reuniram naquela igreja, e ensinaram muita gente; e em Antioquia foram os discípulos, pela primeira vez, chamados cristãos.

A vida cristã deve muito à essa cidade, que pouco conhecemos. Logo no início do cristianismo, com a perseguição, muitos fugiram para Antioquia, hoje chamada de Antakya, cidade que conta com cerca de 100 mil habitantes, localizada na Turquia. Leia com atenção o Atos 11, onde a cidade é mencionada 6 vezes. No tempo do Novo Testamento, era a terceira cidade do Império Romano, depois de Roma e Alexandria, Foi um local muito importante para o desenvolvimento do cristianismo. Há 3 elementos que caracterizam essa importância.

1. Lá os seguidores de Cristo foram chamados, pela primeira vez, de "cristãos".

2. A evangelização teve um grande impulso a partir dessa cidade. O capítulo 11 dos Atos dos Apóstolos contam que alguns cristãos "começaram a falar também com os gregos" (versículo 20). Mais tarde, poderíamos inclusive dizer que dali partiu uma evangelização planificada, quando missionários partiam de Antioquia para funcar outras igrejas em outras regiões (Atos 13,2 seguintes) e, em seguida, voltavam à Antioquia (Atos 14,26). Missionários importantes que passaram pela cidade são Pedro, Barnabé, Paulo, João Marcos, tito, Agabo e, provavelmente, Lucas.

3. Foi um lugar importante para a primeira literatura cristã. Na cidade foram escritos, provavelmente o Evangelho de Mateus e a Didaqué, um escrito importante dos primeiros cristãos. Inácio de Antioquia, bispo da cidade a cerca de 100 anos da morte de Cristo, escreveu 7 cartas a comunidades cristãs da época (Éfeso, Felipe, roma...) e a pessoas (Policarpo).

Abaixo encontra um mapa com a localização da cidade de Antioquia.