Olá Paulo Fernandes Rodas de Angola!

 Do evangelista Lucas temos muitas informações, até material escrito como o Evangelho de Lucas os Atos dos Apóstolos, e cartas paulinas

Como não encontramos um texto ou citação Bíblica que nos apresentam os fatos relativos a sua morte. Coloco algumas informações sobre o lugar e a morte de Lucas, segundo o relato destes autores, com a citação.

 Considerando o local da morte a Grécia e o enforcamento de Lucas encontramos em:

 Fonte: http://www.catequisar.com.br/texto/colunas/juberto/13.htm

Assessado em 22 de janeiro de 2014

“LUCAS era médico. Não conheceu Jesus pessoalmente. Recolheu inúmeros relatos (principalmente dos apóstolos) e escreveu seu Evangelho. Notamos uma linguagem mais rebuscada, com termos relatos mais profundos. Vemos uma atenção especial para com a infância de Jesus. Ele também escreveu o Ato dos Apóstolos. Foi enforcado em uma oliveira na Grécia.

 Considerando o local de falecimento a Boécia na Grécia:

 “Faleceu em Boécia, na Grécia, com a idade de 84 anos.”

Fonte:

Douglas, J. D., O Novo Dicionário da Bíblia, vol. II, edições vida nova, São Paulo, pág.967

 Considerando o local de falecimento na Bitinia ou em Patras ou em Roma.

 “Com a execução do apóstolo e seu mestre (67), deixou Roma e, de acordo com a tradição cristã, enquanto escrevia seu Evangelho, teria pregado em Acaia, na Beócia e também na Bitínia, onde teria morrido (70). Porém existem várias versões sobre o local e como morreu. Uma versão registra que foi martirizado em Patras e, segundo outras, em Roma, ou ainda em Tebas. Comprometido com a verdade histórica, registrou em seu evangelho o que ouvira diretamente dos apóstolos e discípulos que testemunharam a vida de Jesus”.

 Fonte: http://www.dec.ufcg.edu.br/biografias/SaoLucas.html

Assessado em 22 de janeiro de 2014