A história do sol que fica parado é contada em Josué 10. Esse livro da Bíblia conta como o povo, depois de ter sido conduzido pelo deserto por Moisés, que o liberou do Egito, conquista a Terra Prometida, liderado por Josué.

Josué - e não Elias - é o protagonista desse episódio, do sol que fica parado, enquanto os filhos de Israel conquistavam a região sul da Terra Prometida. Josué havia estabelecido um acordo de paz com Gabaon e seus habitantes. Todavia essa foi atacada por outros reis inimigos de Israel. Por isso Josué corre em ajuda dessa cidade. Graças a Iahweh, os inimigos de Gabaon são destruídos. E assim a Bíblia conclui a narração desse episódio, em Josué 10,12-13, sublinhando a ajuda obtida por Josué do alto:

Josué disse na presença dos israelitas: Sol, detém-te em Gibeom, e tu, lua, no vale de Ajalom.
E o sol se deteve, e a lua parou, até que o povo se vingou de seus inimigos. Isto não está escrito no livro de Jasher? O sol, pois, se deteve no meio do céu, e não se apressou a pôr-se, quase um dia inteiro.
E não houve dia semelhante a este, nem antes nem depois dele, ouvindo o SENHOR assim a voz de um homem; porque o SENHOR pelejava por Israel.