Olá Jamilly Santos de Poções / BA!!

 Pergunta atual. Da compreensão da pergunta vem à resposta a toda problemática que envolve a família moderna.

Minha dificuldade em responder a pergunta começa pela tentativa de compreensão do argumento: não consegui chegar a uma conclusão o que você entende por sexo livre no casamento e nem a expressão liberado tudo.

O assunto é vasto, é temática da teologia moral na qual as Igrejas tem interpretações diversas e procuram aprofundar o assunto. Não é o caso de agora querer justificar como deva ser colocada em pratica a moral cristã. Ela é muito clara tanto no Antigo Testamento como no Novo Testamento.

Poderíamos argumentar os 10 mandamentos o (decálogo), neles já aparecem orientações para a vida moral: tal como no livro do Êxodo 20,14 e17:

 

“14 Não cometerás adultério 17 Não cobiçarás a casa do teu próximo, não desejarás a sua mulher, nem o seu servo, nem a sua serva, nem o seu boi, nem o seu jumento, nem coisa alguma que pertença ao teu próximo” (Exodo 20,14.17) Bíblia de Jerusalém.

 

No Novo Testamento encontramos muitas passagens que dão resposta a pergunta, cito apenas uma para ilustrar; Na carta de São Paulo aos Efésios onde fala da Moral doméstica: Efésios 5,25-33:

 Efésios

5, 25 Vós, maridos, amai a vossas mulheres, como também Cristo amou a igreja, e a si mesmo se entregou por ela, 26 a fim de a santificar, tendo-a purificado com a lavagem da água, pela palavra, 27 para apresentá-la a si mesmo igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem qualquer coisa semelhante, mas santa e irrepreensível. 28 Assim devem os maridos amar a suas próprias mulheres, como a seus próprios corpos. Quem ama a sua mulher, ama-se a si mesmo. 29 Pois nunca ninguém aborreceu a sua própria carne, antes a nutre e preza, como também Cristo à igreja; 30 porque somos membros do seu corpo. 31 Por isso deixará o homem a seu pai e a sua mãe, e se unirá à sua mulher, e serão os dois uma só carne. 32 Grande é este mistério, mas eu falo em referência a Cristo e à igreja. 33 Todavia também vós, cada um de per si, assim ame a sua própria mulher como a si mesmo, e a mulher reverencie a seu marido. (Efésio 5,25-33) Bíblia Almeida

Penso que os textos bíblicos nos mostram muito bem o que Deus propõe aos casais em sua vivência familiar. Se Deus escolheu homem e mulher para serem seus colaboradores diretos no acabamento da sua obra, Deus espera que o casal procure viver sua palavra em crescer na espiritualidade familiar.