Olá Anabela de Sion / Suiça!

 Embora a pergunta foge do objetivo do site, que é de perguntas bíblicas. Por serem as perguntas do mundo bíblico tentarei dar uma resposta com o que tenho conhecimento para ajudá-la.

De fato queres respostas de varias perguntas e com respostas amplas que precisariam muito tempo de pesquisa de itinerários turísticos e conhecimento da realidade atual.

 Tudo o que você está perguntando, fiz quando era estudante de Bíblia na cidade de Jerusalém, usei todos os meios de transporte que falas e albergues da Juventude e fui voluntário no Kibutz Gazit e Mishmar Haemek, na Galiléia. Andei, com navio entre Haifa, Veneza; de ônibus na Turquia, de trem no Egito. Mas para fazer isto se deve estar preparado fisicamente, para resistir caminhadas, carregar pesadas mochilas, se alimentar mal, dormir em albergues da juventude. Se comunicar em línguas muito estranhas com alguma palavra de Inglês, caso Turquia, Síria, Líbano, Israel se pode perguntar em Inglês toda a população entende.

 Minha recomendação primeira. Se de fato queres conhecer o Oriente Médio, o melhor é economizar algum dinheiro e ir em excursão. Existem dezenas delas que fazem estes itinerários. Caso contrário deve possuir um bom espírito de aventura e resistência. Existem lugares que se tornam inacessíveis indo por conta própria, a não ser se você opta por um taxi nestes locais.

 Falas em ir a pé da Grecia a Israel (Jerusalém)

Imaginar um trajeto é fácil, se pode sair de Atenas, para Istambul atravessar a Turquia Istambul até fronteira com Líbano e Síria e chegar a Israel. Entretanto penso que é impossível circular a pé em zona de fronteira. A entrada em Israel a pé penso que é impossível. (Questão de passaporte, carimbos etc é complicado)

Concluindo: Não recomendo tal façanha.

Poderás fazer em parte. Circular a pé na Grécia, na Turquia e Israel, não vejo dificuldades, mas em países com guerras é temerário.

 Trajeto de Navio?

 Em meu tempo de estudante, como já falei, fiz este trajeto, existiam companhias de navegação entre Itália e Israel. Transportavam até os carros dos passageiros do navio, era 3 dias de viagem parando em Bari, Pireus, Rodes, Limassol, Haifa. Veja a informação que encontrei.

Fonte: http://www.mochileiros.com/saida-da-grecia-de-navio-a-israel-t43689.html#p468002

Acessado em 11.01.2014

 Saída da Grecia de navio a Israel. (Conforme site os mochileiros)

Pergunta: Olá, a todos. Alguém teve alguma experiência ou tem alguma informação de como ir da Grécia de navio para Israel ? Eu queria buscar um lugar para dormir quando chegar lá, será que e possível eu entrar no pais sem nenhuma reserva de hotel? Agradeço antecipadamente

Resposta:

Creio que não será possível partir da Grécia para Israel de navio usando um serviço regular de passageiros. Já existiu um serviço Grécia-Chipre-Egito-Israel, mas foi cancelado em 2001. Até ano passado, entretanto, era possível pegar um ferry da Grécia para o Chipre e de lá outro paraIsrael, mas não há indícios de que haverá algo semelhante em 2010.

Fonte: http://www.varianostravel.com/Cruises/ferry_service.htm).

 Caso partir da Grécia não for uma condição sine qua non, dentro de alguns dias começará um serviço ligando Veneza a Alexandria. Olhando o site da operadora: (http://www.visemarline.com/),  De lá é fácil pegar ônibus para Israel!

 Hospedagem em Jerusalém: Estive em Israel no mês de janeiro do ano passado. Em Israel tudo é muito fácil. Existem albergues da Juventude, Hostels em todas as partes, a preços acessíveis e poderá encontrar sem dificuldade um lugar. Poderás viajar de ônibus por toda a parte, ou trem para algumas cidades.(Jerusalém - Tel Aviv – Haifa). Ou excurções.

 A trilha de Jesus na Galiléia.

Existe um itinerário para os que querem andar a pé nas trilhas de Jesus, com mapas, albergues e todas as informações. Muitos Jovens fazem este itinerário. Sozinhos ou em grupos.

 Quanto a meio de transportes, albergues, posadas, alimentação, nestes países do meio oriente, tudo é muito barato (os que não querem luxo) , para os que viajam com mochila e querem fazer aventura. É só ter um pouco de coragem. Na Turquia, Grecia, Egito, etc, tudo é muito semelhante ao Brasil, não terá dificuldades em conviver com a população. Leve na bagagem, disposição de caminhar, sem medo de se comunicar, nestes países o povo é acustumado, em se comunicar em todas as línguas. E leve uma reserva em dinheiro, para alguma emergência.