Não há na Bíblia nenhuma menção ao transplante. O primeiro transplante realizado com relativo sucesso aconteceu há apenas 80 anos, em 1933 - um transplante de rim realizado por um médico da Ucrânia, onde o paciente sobreviveu por 4 dias.

Essa técnica médica é fruto de muito desenvolvimento da ciência. Acredito que é missão humana, como dito na criação, continuar a obra iniciada por Deus. O desenvolvimento da ciência é uma expressão importante dessa nossa missão. É óbvio que tudo precisa ser feito dentro de princípios éticos cristãos e, muitas vezes, isso não acontece. Por exemplo, há denúncias de pessoas que vendem, por estarem em situação de miséria, os próprios órgãos para serem transplantados. Isso não é cristão! Mas se uma pessoa morre e os familiares doam os órgãos para outros, trata-se de um gesto muito cristão, pois visa dar vida, coisa querida por Deus. Imitando Cristo, dessa forma nos tornamos responsáveis pela salvação de outras vidas humanas.

 

Medicina na Bíblia

Se queremos, poderíamos entrar diretamente na questão medicinal na Bíblia. É óbvio, como disse acima, que eles não tinham as medicinas avançadas de hoje, mas já naquela época era comum o uso de óleos e outros unguentos como terapia, usados também por Jesus, em algumas curas que fez. E lembremos, por exemplo, que Lucas, o terceiro evangelista e autor também dos Atos dos Apóstolos, era um médico.

Encontramos um elogio à medica no capítulo 38 do livro do Eclesiástico (não presente na Bíblia Protestante). Começa assim:

Honra o médico e por seus serviços, pois também ele o Senhor criou. Pois é do altíssimo que vem a cura, como presente que se recebe do rei. A ciência do médico o faz trazer a fronte erquida, ele é admirado pelos grandes. Da terra o Senhor criou os remédios, o homem sensato não os despreza (Eclesiástico 38,1-4)
Leia todo o capítulo 38 desse livro.