Olá Sergio de Luanda / Angola!

 

Olhando a lista dos Reis de Israel vamos encontrar a personagem real chamada Rei Zambri, (Na bíblia de Jerusalém), na Bíblia Almeida esta como (Zinri), mas é mesmo nome, como o rei que teve o reinado mais curto apenas 7 dias.

 Quem foi Zambri ou Zinri?

 Foi um general Israelita que comandava a metade dos carros e cavaleiros de combate. Era cruel e chegou ao ponto de assassinar o Rei de Israel durante um banquete que ele oferecia em sua corte, na cidade de Tersa. Sua crueldade foi mais adiante, exterminou toda a família do Rei de Baasa, e começou a reinar. Manteve-se no poder apenas por sete dias, sendo obrigado a ceder o trono real a Amri. Não aceitando tal humilhação suicidou-se. (conforme narrativa de 1 Reis 16,15-22):

 “ZAMBRI EM ISRAEL: O REINADO MAIS CURTO

15. Zambri ocupou o trono em Tersa durante sete dias, no ano vinte e sete do reinado de Asa, rei de Judá. Nessa ocasião, o exército estava acampado diante de Gebeton, que pertencia aos filisteus.

16. Quando o acampamento recebeu a notícia de que Zambri tinha conspirado e matado o rei, na mesma hora os soldados proclamaram Amri, chefe do exército, como rei de Israel.

17. Amri saiu de Gebeton com todo o exército de Israel, e cercou Tersa.

18. Quando Zambri percebeu que a cidade ia ser tomada, fechou-se na torre do palácio, colocou fogo no palácio e morreu aí dentro.

19. Isso aconteceu por causa do pecado que havia cometido. Ele fez o que Javé reprova, imitando o comportamento de Jeroboão e o pecado que este havia feito Israel cometer.

20. O resto da história de Zambri, e a conspiração que ele tramou, tudo está escrito nos Anais dos Reis de Israel.

21. Os israelitas se dividiram: metade apoiou Tebni, filho de Ginet, querendo proclamá-lo rei; a outra metade apoiou Amri.

22. O partido de Amri acabou vencendo o de Tebni, filho de Ginet. Tebni morreu, e Amri tornou-se rei.”