Há algumas cenas dos Evangelhos que contam Jesus num barco, no meio do mar. A mais clássica delas é aquela em que ele acalma a tempestade, contada por Lucas 8,22-25.

É praticamente impossível dizer quantas vezes Jesus andou de barco, pois ele, durante o seu ministério, viveu praticamente às margens do Lago da Galileia, em Cafarnaum e nas cidades vizinhas. Mesmo Nazaré fica a cerca de 50 Km desse lago. A maioria dos seus apóstolos eram pescadores e é provável que ele saia a pescar com eles. Portanto, devia ser coisa comum para Jesus ir "navegar".

Na verdade não é um lago muito grande, não é um mar. Tive a oportunidade de dar voltas nele várias vezes e até mesmo atraversá-lo de barco. É um lago calmo, embora quem ali vive diz que pode ficar agitado. De carro, damos a volta nele em menos de 1 hora. São 53 quilômetros. É um lago de água doce, que tem 21 quilômetros de cumprimento e 13 de largura. A profundidade máxima é de 43 metros.

Fomos educados a pensar Jesus passeando nas areias da praia. Isso teria acontecido nesse lago, que não tem praias como estamos acostumados a conhecer. Há algumas "prainhas" como aquelas existentes em rios e nada mais.

De qualquer forma, a existência desse lago tem grande importância para a mensagem de Cristo, que certamente usou imagens que derivam do seu contexto para transmitir a sua Boa Nova.