Olá Tarcísio dos Santos de Campinas/ SP!!

 

Gostei da pergunta! Ela nos leva para uma compreensão maior dos textos dos evangelhos. Uma verdade podemos dizer. Desde o início, as pessoas começaram se perguntar o porquê dos quarto evangelhos, se todos tentam contar os mesmos fatos sobre Jesus. Não seria suficiente um. Houve até tentativas de se unir os quarto em um só texto, colocando todas as passagens que aparecem nos evangelhos. Esta tentativa passou a se chamar de “Diatéssaron” em grego = um evangelho composto de quarto, denominação da harmonia evangélica composta por Taciano, por volta de 170 d.C.

 

O que significa sinóticos

 

A palavra sinóticos usada para designar os evangelhos de Mateus, Marcos e Lucas, vem da língua grega com o significado de sin = mesma; ótica olhar. Podemos num mesmo olhar ler o texto dos três evangelhos. Isto é podemos colocar os evangelhos em três colunas, e perceber as semelhanças ou diferenças do texto.

O que dissemos acima é apenas início de conversa, o estudo do sinótico é importante e envolvem muitas páginas. Em outro momento podemos falar mais.

 

A segunda pergunta era se Jesus tinha casa mesmo?

 

A resposta pode vir do texto bíblico e da Arqueologia que identificaram o local da casa de José onde viveu Jesus até os 30 anos de idade.

 

O Texto Bíblico:

 

O texto Bíblico de Mateus 2,23 assim diz:

“E foi morar numa cidade chamada Nazaré, para que se cumprisse o que foi dito pelos profetas” (Mateus 2,23) Bíblia de Jerusalém.

 

Descoberta Arqueológicas da casa de José, hoje a Igreja de São José que esta a 200 metros da basílica da Anunciação. A Basílica da Anunciação foi motivo de campanhas arqueologias pelo arqueólogo Pe. Bellarmino Bagatti na década de 60.

Em 1930 foi construído um convento que une os dois locais, a Igreja de São José e a Basílica da Anunciação. Locais habitados por Jesus durante sua vida junto com Maria e José. Jesus com a idade de 30 anos foio morar em Cafarnaum.