Olá Wagner de Osasco / SP!

 

Sim podes rezar a via sacra em tua casa, o local não vai determinar a diminuição do valor desta pratica religiosa.

A Via Sacra é um piedoso exercício de pratica de oração que comumente se faz durante a quaresma na Igreja, como preparação da Solenidade da Páscoa. Percorrem-se os últimos passos de Jesus, até a ressurreição, meditando o fato acontecido e atualizando de acordo com o tema da Campanha da Fraternidade. A cada ano a CNBB, publica um texto especial para ser meditado durante a caminhada da Via Sacra. Para o ano de 2014, o tema Fraternidade e Trafico Humano. Será distribuído material para celebrações em grupo de família para se prepararem para a Páscoa e também uma Via Sacra como o tema de 2014. Esta Via Sacra, via de regra se faz na Igreja com a comunidade, mas nas paróquias que estão organizadas em grupos de família, é feita nas casas dos membros do grupo

 

Entretanto esse exercício piedoso não é restrito apenas para a quaresma e semana Santa. Poderá ser feita em qualquer época do ano.

Muito comum a reza da via sacra em retiros de leigos ou religiosos como preparação para a confissão. Tem um sentido penitencial.

Concluindo:

Este piedoso exercício que acompanha os passos de Jesus a morte e a ressurreição pode ser meditado e rezado, individualmente, nas casas, nos grupos de famílias, ou nas Igrejas durante os quarenta dias da quaresma. Geralmente a celebração da Via Sacra acontece nas quartas-feiras e sextas-feiras da quaresma.